Gaudium news > Curitiba realiza X Congresso Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar

Curitiba realiza X Congresso Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar

Curitiba (Quarta, 21-10-2009, Gaudium Press) A Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil (ACAEHB) vai promover, entre os dias 26 a 28 desse mês, o X Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar que pretende discutir o tema “Valorizando o/a Assistente Espiritual Hospitalar”. O evento, que será realizado na Casa de Cursilhos de Curitiba, no Paraná, é destinado aos pastores, padres, assistentes espirituais voluntários, visitadores hospitalares e demais interessados, informou a arquidiocese de Curitiba.

O congresso tem como proposta disseminar os serviços de assistência espiritual hospitalar e proporcionar subsídios a esses assistentes espirituais e profissionais da saúde, contribuindo para o aprimoramento da humanização no ambiente hospitalar.

O capelão do Hospital Nossa Senhor das Graças, frei José Maria da Silva, diz que a iniciativa é de grande importância “porque trata da discussão de um trabalho de assistência que leva conforto às pessoas que estão fragilizadas nos hospitais”. Segundo o religioso, quando os pacientes são adequadamente visitados e apoiados por indivíduos que fazem uma abordagem correta, eles são beneficiados inclusive no processo curativo.

Entre as atividades propostas pelo Congresso há palestras que envolvem temas como o “Cuidado no aspecto teológico bíblico”, “Cuidado a pacientes terminais”, “Cuidado a Profissionais da Saúde”, entre almoços, jantares e orações que permeiam os três dias do evento.

A programação completa está disponível no site da arquidiocese de Curitiba: www.arquidiocesedecuritiba.org.br

Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil

A ACAEHB, criada oficialmente no ano passado, reúne membros das Igrejas Católica, Luterana e Presbiteriana, entre outras denominações cristãs. Mas os quase 80 membros que participam já se reúnem há vários anos realizando atividades como palestras e cursos de formação de voluntários para prestação de assistência hospitalar e preparação psicológica e espiritual para atendimento de pacientes em estado terminal.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas