Gaudium news > Em Manaus, Santuário de Aparecida tem novo reitor empossado

Em Manaus, Santuário de Aparecida tem novo reitor empossado

Manaus – Amazonas (Quarta-feira, 09-01-2019, Gaudium Press) O Santuário Nossa Senhora Aparecida tem um novo reitor. Mas calma, não se trata da basílica da cidade de Aparecida, em São Paulo, e sim, da igreja situada no Setor Centro Histórico, em Manaus.

Em Manaus, Santuário de Aparecida tem novo reitor empossado

No último domingo, 6 de janeiro, o Padre Agildo Alves de Souza tomou posse como novo pároco e reitor do templo arquidiocesano. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, e concelebrada pelo vice-provincial dos Redentoristas, Padre Amarildo Luciano, e demais sacerdotes.

Elevada à condição de santuário no governo do hoje Arcebispo Emérito da capital, Dom Luiz Soares Vieira, em 12 de outubro de 2007, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida é conhecida por sua representatividade, bem como pelas graças alcançadas pelos devotos da padroeira.

Em Manaus, Santuário de Aparecida tem novo reitor empossado

Logo, todo esse aspecto histórico torna a posse do novo reitor ainda mais importante para a comunidade local, segundo o Padre Amarildo. “Para nós, o santuário é um lugar de acolhida, onde os peregrinos, romeiros e devotos vêm de toda Manaus, e queremos cada vez mais que este seja um espaço de irmãos que se encontram para celebrar, para confessar, para adorar ao Santíssimo, enfim, um lugar para encontrar o consolo nas horas mais difíceis e que vai passar a maior parte do seu tempo com as portas abertas”, comentou.

Após a homília feita por Dom Sergio, o rito seguiu normalmente com a renovação das promessas sacerdotais, a leitura da Ata de Posse e a entrega dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar sua missão.

Em Manaus, Santuário de Aparecida tem novo reitor empossado

“A estola é o símbolo do poder sacerdotal, que ele usa para ministrar os sacramentos da eucaristia, confissão e unção dos enfermos, que ele é o responsável”, disse prelado, que continuou: “a maior riqueza da igreja é a eucaristia que nós guardamos no sacrário para levarmos aos doentes e enfermos e a qual o padre é o responsável pela chave do sacrário, para que não falte nunca o pão consagrado na celebração eucarística”.

Ainda conforme Dom Sérgio, “o padre é o homem de palavra e da Palavra, que vive e anuncia a Palavra de Deus”, um instrumento que o Padre Agildo já havia recebido duas vezes, e que naquela ocasião, recebia novamente ao assumir como pároco da igreja amazonense dedicada à Mãe Aparecida.

Em Manaus, Santuário de Aparecida tem novo reitor empossado

Minutos antes da cerimônia prosseguir com a benção final, o Padre Agildo agradeceu o público presente, sobretudo à comunidade de São Lázaro, pela qual atuou como pároco no passado. “Agradeço de coração à Paróquia São Lázaro, onde passei quatro anos da minha caminhada ministerial e aprendi muito. Podem ter certeza que carrego todos no coração”, disse.

Em Manaus, Santuário de Aparecida tem novo reitor empossado

Por fim, o novo reitor declarou: “hoje tomo posse após a indicação do nosso vice-provincial, Padre Amarildo. Sei que não será fácil assumir esse novo desafio, mas na medida que a gente se doa como missionário, religioso e servo da igreja, conseguimos vencer as limitações e vamos fazer o máximo para que tudo ocorra bem ao longo deste tempo em que estarei à frente desta missão aqui no santuário”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Manaus

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas