Gaudium news > JMJ: 250 Jovens da Polônia e França cruzaram de barco o oceano

JMJ: 250 Jovens da Polônia e França cruzaram de barco o oceano

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10-01-2019, Gaudium Press) O “Vatican News” informou que jovens poloneses e franceses atravessaram o oceano em pequenos barcos para poder estar na Jornada Mundial da Juventude a ser realizada a partir do próximo dia 22 , na Arquidiocese do Panamá, na América Central.

JMJ-250jovensda Polonia e da França cruzam oceano em pequenos barcos.jpg

Poloneses

Segundo o “Vatican News”, o padre polonês Micha? Siennicki, que atravessou o oceano com os jovens, disse: “Estamos à espera das suas palavras, uma nova motivação para nós que buscamos a Cristo”. Particularmente, o padre espera abraçar o Papa.

Padre Siennicki é missionário Palotino e é o capelão dos jovens poloneses que estão a bordo do veleiro ‘Dar Mlodziezy’, que quer dizer “Presente da Juventude”.

O sacerdote e capelão do barco contou que “muitas pessoas pediram o sacramento da Confissão” e muitas participaram na “Missa todos os dias”.

Para o capelão da travessia, “Foi uma boa oportunidade para testar a minha disponibilidade, a possibilidade de proclamar Cristo”, disse, considerando a viagem importante para sua vocação.

A viagem e os viajantes

Para os poloneses, a viagem começou a 11 de novembro, Dia da Independência da Polônia.

O número de “marinheiros” a bordo variou entre 150 e 170 jovens. Alguns dos navegantes participaram apenas nas primeiras etapas e outros embarcaram pelo meio do caminho.

Franceses

Os navegantes franceses deixaram a França em três embarcações diferentes. Eles eram 32 e tinham o mesmo objetivo: chegar ao Panamá para participar da nova edição do encontro mundial de jovens católicos que foi uma ideia do Papa São João Paulo II nascida após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Os franceses fizeram uma viagem que teve a duração de cinco meses. Eles aproveitaram a viagem para visitar Santiago de Compostela, na Espanha, e o Santuário Mariano de Fátima, em Portugal, onde colocaram o sucesso da viagem “nas mãos da Virgem Maria”.

Francisco e as JMJ

Esta será a terceira Jornada Mundial da Juventude de que Francisco participa. A primeira foi no Rio de Janeiro, no Brasil, em 2013; a segunda foi em Cracóvia, na Polónia, em 2016.

Para esta JMJ do Panamá, Francisco deverá deixar Roma no dia 23 de janeiro de manhã, quando embarca, em Roma, para chegar ao aeroporto panamenho de Tocumen às 16h30, viajando por 9 500 quilômetros por quase 13 horas de voo.(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas