Gaudium news > Arcebispo de Maringá emitirá carta aos jovens no Dia Nacional da Juventude

Arcebispo de Maringá emitirá carta aos jovens no Dia Nacional da Juventude

Maringá (Quarta, 21-10-2009, Gaudium Press) O arcebispo de Maringá, arquidiocese do estado do Paraná, dom Anuar Battisti, lançará uma carta para os jovens durante a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), que se realizará no próximo domingo, dia 25 de outubro. A iniciativa faz parte dos projetos aprovados na assembleia arquidiocesana em 2008 que elegeu a juventude como uma das prioridades da Igreja.

Dom Anuar, que também é bispo referencial da juventude no Paraná, aborda na carta temas como o chamado à vida, o sentido da vida, as dimensões da pessoa humana, afetividade, sexualidade, comunicação e relacionamento, jovem como agente de transformação e a mística para a juventude de hoje. Na conclusão, o bispo faz um convite para que os jovens possam responder a carta por e-mail ou endereço postal.

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Juventude, Renata Requena, a distribuição das cartas será realizada durante a missa campal do DNJ, presidida pelo próprio arcebispo e prevista para às 16hs na Praça da Igreja São José Operário, na Vila Operária. “A mensagem é de paz e o convite é para gritar contra a violência”, destaca Requena.

Com o tema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”, o evento de nível nacional quer ajudar a sociedade a refletir sobre os temas polêmicos, como o crescimento da violência contra os jovens e a proposta de redução da maioridade penal.

Segundo o Observatório de Segurança Pública da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), “os jovens representam o grupo social mais vulnerável tanto em termos de dificuldades de acesso a emprego e à cidadania quanto em termos de vitimização à violência”.

Para Renata, as estatísticas comprovam o que a Pastoral da Juventude e outras entidades em todo o país denunciam como consequências do abandono e da falta de políticas públicas para oferecer qualidade de vida aos jovens.

Diante desta realidade, destaca a coordenadora, “queremos ser a voz das multidões silenciadas ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos da juventude”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas