Gaudium news > Venâncio Aires (RS) comemora 143ª edição da Festa de São Sebastião Mártir

Venâncio Aires (RS) comemora 143ª edição da Festa de São Sebastião Mártir

Venâncio Aires – Rio Grande do Sul (Quarta-feira, 16-01-2019, Gaudium Press) A cidade de Venâncio Aires, localizada no centro do Estado do Rio Grande do Sul, foi emancipada de General Câmara em 1849 e instalada em 11 de maio de 1891. Seu nome homenageia Venâncio de Oliveira Aires, jornalista e advogado brasileiro, além de precursor das ideias republicanas e abolicionistas e fundador do jornal “O Município”, o primeiro de sua cidade natal, Itapetininga, em São Paulo.

 Venâncio Aires (RS) comemora 143ª edição da Festa de São Sebastião Mártir
Foto: Giovane Sebastiany

Mas por trás de todo esse contexto histórico, o município situado a 130 quilômetros da capital Porto Alegre e conhecido popularmente como a “Capital Nacional do Chimarrão”, bebida típica dos gaúchos, possui uma fatia considerável de fiéis católicos devido ao fluxo migratório que se estabeleceu na região anos antes de sua elevação à condição de cidade.

Logo, uma das principais festividades locais é dedicada à memória de São Sebastião Mártir, padroeiro contra a peste, a fome e a guerra. Considerada a maior celebração religiosa no território da Diocese de Santa Cruz do Sul e a quarta maior do Estado, a tradicional “Festa do Bastião” entra neste ano em sua 143ª edição, com seus preparativos sendo finalizados para o dia dedicado ao Santo, 20 de janeiro.

Além da Trezena de São Sebastião, que está acontecendo às quintas-feiras, à noite, desde o último mês de outubro, e da visita das bandeiras nas residências familiares católicas, a imagem do Padroeiro vem peregrinando pelas comunidades da paróquia que leva seu nome desde 26 de dezembro passado.

Em 18 de janeiro próximo, a imagem regressará à Igreja Matriz. No templo, haverá uma Santa Missa às 20h, dando início à festa. Após a cerimônia, acontecerá atrações artísticas e culturais até a meia noite. No dia seguinte, 19, a programação será destinada ao público da terceira idade.

Venâncio Aires (RS) comemora 143ª edição da Festa de São Sebastião Mártir

Já no dia 20, Festa de São Sebastião Mártir, os festejos terão lugar no pavilhão de festas com diversas atividades típicas da região. Às 17h, os fiéis serão convidados a acompanhar a missa campal, presidida pelo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Frei Aloísio Alberto Dilli. Na sequência, ocorrerá a procissão pelas principais ruas de Venâncio Aires, e por fim, a benção da saúde e a apresentação dos novos festeiros no templo dedicado ao Mártir.

Situada na Praça Thomaz Pereira, o principal monumento da cidade gaúcha, a Matriz de São Sebastião, foi arquitetado pelo alemão Simão Gramlich, em 1927. Atualmente é a segunda maior igreja estilo neogótico da América Latina. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Santa Cruz do Sul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas