Gaudium news > Em Minas, coral dedicado a São Sebastião celebra 104 anos

Em Minas, coral dedicado a São Sebastião celebra 104 anos

Conselheiro Lafaiete – Minas Gerais (Sexta-feira, 18-01-2019, Gaudium Press) O trabalho de um coral ou ministério de canto litúrgico é considerado um verdadeiro serviço a Deus, no qual gêneros diversos de música sagrada são tocados, tais como os cânticos líricos, gregorianos e locais, que correspondem ao espírito celebrativo do ministério de Cristo.

Em Minas, coral dedicado a São Sebastião celebra 104 anos

Neste sentido, o Coral e Orquestra São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, tem mantido sua essência desde a sua fundação, há 104 anos. Por ocasião deste marco, a paróquia que abriga este grupo, dedicada a São Sebastião, realiza celebrações, sendo algumas alusivas à festa do Santo Mártir.

Fundado no dia 15 de janeiro de 1915, por iniciativa de Maria Desmairais Gonçalves e do maestro José Alexandre Ramos, o coral paroquiano, na época, era conhecido como o “Coro e Orchestra São Sebastião de Lafayette”.

Passados vários anos, o coral se destacou por manter viva as tradições musicais em Conselheiro Lafaiete e em cidades vizinhas. Nas funções litúrgicas, é o grupo musical com atividade ininterrupta mais antigo da Arquidiocese de Mariana, chegando a tocar músicas do século XVIII e XIX e do início do século XX.

Atualmente, o coral possui 42 membros, entre cantores e músicos, mas no passado, inúmeros artistas do município passaram pelo grupo, entre eles, os maestros José Alexandre Ramos e Cândido Lana. Este último, inclusive, compôs músicas próprias para a Igreja de São Sebastião.

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas