Gaudium news > Turim recebe mostra itinerante sobre a Bíblia

Turim recebe mostra itinerante sobre a Bíblia

Itália – Turim (Sexta-feira, 18-01-2019, Gaudium Press) Com o propósito de celebrar a Jornada anual da Bíblia, a qual convidou o Papa Francisco na Carta Apostólica ‘Misericordia et misera’ ao concluir o Jubileu Extraordinário da Misericórdia de 2016, se desenvolverá na Diocese de Turim, Itália, a mostra itinerante ‘A Bíblia, Palavra de Deus para o homem de hoje’.

Turim recebe mostra itinerante sobre a Bi?blia.jpg

A exposição, que percorrerá várias Paróquias da jurisdição eclesial, consiste em vinte painéis nos quais se explica o que é a Bíblia, como está composta, sua história, quem a inspirou, como se lê, assim como o papel fundamental que tem para a vida do fiel, segundo explicou a Diocese de Turim em nota de imprensa.

O itinerário da mostra começa com o significado da Bíblia, para seguir com uma explicação dos livros que contêm e sobre as línguas (hebraico, aramaico e grego) em que se escreveu. Mais adiante aprofunda nos textos das Sagradas Escrituras, para passar depois pelo Antigo Testamento, sua história, os profetas e os livros Sapienciais.

O percurso segue com o Novo Testamento, explicando as origens dos Evangelhos, assim como os Atos dos Apóstolos, as cartas de São Pedro e de São Paulo. A exposição também dedica um espaço aos textos apócrifos e oferece pautas sobre como ler as Sagradas Escrituras, entre outros.

Esta exibição itinerante já foi apresentada durante o ano de 2018 em várias comunidades paroquiais e instituições de Turim, desenvolvendo-se uma similar na cidade de Puglia. Atualmente está disponível para as instituições, escolas e outras paróquias que estejam interessadas em apresentá-la. Em torno dela é possível organizar também o evento ‘Week-end da Bíblia’, apresentando conferências e também promovendo a venda de Bíblias com a presença de várias livrarias católicas.

A Bíblia “é a grande história que narra as maravilhas da misericórdia de Deus”

O Papa Francisco na Carta Apostólica ‘Misericordia et misera’, assinala que a Bíblia “é a grande história que narra as maravilhas da misericórdia de Deus”, já que “cada uma de suas páginas está impregnada do amor do Pai que desde a criação quis imprimir no universo os sinais de seu amor”.

Diz que através das Sagradas Escrituras, “o Senhor continua falando à sua Esposa (a Igreja) e lhe indica os caminhos a seguir, para que o Evangelho da salvação chegue a todos”.

Por esta razão, é desejo do Pontífice que a Palavra de Deus se celebre, conheça e difunda, “para que nos ajude a compreender melhor o mistério do amor que brota desta fonte de misericórdia”.

Dali que o Papa Francisco anime uma maior difusão da Bíblia dedicando um tempo especial a Ela, como o é a mostra itinerante de Turim.

“Seria oportuno que cada comunidade, em um domingo do Ano Litúrgico, renovasse seu compromisso em favor da difusão, do conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura: um domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus para compreender a inesgotável riqueza que provêm desse diálogo constante de Deus com seu povo”, alenta o Santo Padre. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas