Gaudium news > Capela Musical Pontifícia se funde ao Departamento das Celebrações Litúrgicas

Capela Musical Pontifícia se funde ao Departamento das Celebrações Litúrgicas

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-01-2019, Gaudium Press) Através de uma Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, publicada no último sábado, 19 de janeiro, o Papa Francisco decidiu que a Capela Musical Pontifícia fará parte do Departamento das Celebrações Litúrgicas, responsável pela organização das funções litúrgicas papais e promotora da preciosa herança artístico-musical produzida nos séculos pela própria Capela Sistina nas solenes liturgias dos Pontífices.

Capela Musical Pontifi?cia se funde ao Departamento das Celebrac?o?es Litu?rgicas.jpg

Segundo o Santo Padre, a decisão foi tomada de acordo com as indicações do Concílio em relação à Sagrada Liturgia, particularmente nos números 28-29 da Sacrosanctum Concilium que “em vista do decoro da celebração litúrgica designam às ‘scholae cantorum’ um verdadeiro ministério litúrgico a ser exercido com autêntica piedade do modo que convêm a tão grande ministério e que o Povo de Deus tem o direito de exigir”.

Monsenhor Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, foi nomeado por Francisco como Responsável pelo Coral da Capela Musical Pontifícia, “confiando-lhe a tarefa de guiar todas as atividades e os âmbitos litúrgico, pastoral, espiritual, artístico e educativo da Capela, fazendo com que seja cada vez mais perceptível na mesma e em cada um dos componentes o objetivo primário da Música Sacra que é ‘a glória de Deus e a santificação dos fiéis’ (SC 112)”. Monsenhor Marini deverá redigir um Estatuto próprio da Capela, atualizando também o regulamento aprovado por São Paulo VI em 08 de agosto de 1969 e as sucessivas disposições aprovadas em 1970.

O Papa Francisco também nomeou Dom Guido Pozzo, até agora Secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, como Supervisor econômico da Capela Musical Pontifícia “confiando-lhe apenas a tarefa da administração econômica da própria Capela a ser feita sob a guia do Mestre das Celebrações e Responsável pela Capela Musical Pontifícia.

O documento ressalta que “desde sua fundação e ao longo dos séculos, o Coral da Capela Musical Pontifícia brilhou na história de Roma e no Orbe católico como um lugar elevado de expressão artística e litúrgica à serviço das solenes celebrações dos Papas, inicialmente dentro da esplêndida capela da qual herdou o nome”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas