Gaudium news > Um verdadeiro estilo de vida do cristão: as Bem-aventuranças

Um verdadeiro estilo de vida do cristão: as Bem-aventuranças

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-01-2019, Gaudium Press) Acolher o “vinho novo” da Palavra do Senhor, o Evangelho que nos foi dado, não é suficiente para sermos bons cristãos.

Um verdadeiro estilo de vida cristão,as bem-aventuranças.jpe

Ser bom cristão exige um “comportamento novo”, um “estilo novo” que é “o estilo cristão” que somente as “Bem-aventuranças” podem nos indicar.

Isto é o que diz o São Marcos no Evangelho da liturgia do dia: “Vinho novo em odres novos”.
Deste pensamento nasceu a reflexão do Papa em sua homilia matinal na Casa Santa Marta.

Qual o estilo de vida cristão

O papa Francisco disse na homilia feita hoje na Casa Santa Marta que “Para entender qual é o estilo cristão é melhor entender talvez nossas atitudes que são de um estilo não-cristão”: o “estilo acusatório”, o “estilo mundano” e o “estilo egoísta”.

Estilo Acusatório

Francisco explica que o estilo acusatório é o estilo daqueles fiéis que sempre procuram acusar os outros, vivem acusando:

“Não, mas isso, aquilo … Não isso, não … ele não é correto, ele era um bom católico …” e sempre desqualificando os outros . Um estilo – eu diria – de promotores de justiça falidos: estão sempre tentando acusar os outros. Mas eles não percebem que é o estilo do diabo: na Bíblia o diabo é chamado de “grande acusador”, que está sempre acusando os outros, disse.

Uma Moda entre Nós

Francisco sublinha que o “estilo acusatório” “é uma moda entre nós”, e era também no tempo de Jesus que em mais de um episódio reprovou os acusadores: “Em vez de olhar a palha nos olhos dos outros, olhe para a trave nos seus olhos “; ou ainda: “Aqueles que não pecaram podem atirar a primeira pedra”. Portanto, explicou o Papa, “viver acusando os outros e” procurando defeitos” não é “cristão”, não é odre novo”.

“Estilo Mundano” que estraga muitas pessoas

Para o Papa, o mesmo raciocínio serve para o estilo de vida que em sua homilia Francisco definiu como “mundano”. Aquilo que é “do mundo” e que é típico dos católicos que reza o Credo, mas vivem envoltos na “vaidade, orgulho, apegados ao dinheiro, autossuficientes”.

Em outras palavras, o Pontífice afirma que o Senhor lhe ofereceu o vinho novo, mas você não mudou os odres, você não mudou a vida.

A mundanidade é o que estraga muitas pessoas, muitas pessoas! São pessoas boas que entram neste espírito de vaidade, de orgulho, de serem vistas …

Não há humildade. A humildade faz parte do estilo cristão. Devemos aprender isto de Jesus, de Nossa Senhora, de São José, eles eram humildes.

O estilo “egoísta”

O “estilo egoísta” é visto com frequência em nossas comunidades. Ele não é cristão:

“Penso em ser um bom cristão, faço as coisas mas não me preocupo com os problemas dos outros, não me preocupo com o próximo. Isto é “a hipocrisia” que Jesus repreendia aos doutores da Lei.

Verdadeiro Estilo Cristão de Vida

Então qual é o estilo cristão verdadeiro?

O estilo cristão é o das Bem-aventuranças: mansidão, humildade, paciência no sofrimento, amor à justiça, capacidade de suportar perseguições, não julgar os outros …

E esse é o espírito cristão, o estilo cristão.

Se você quer saber como é o estilo cristão, para não cair neste estilo acusatório, no estilo mundano e no estilo egoísta, leia as Bem-aventuranças.

E este é o nosso estilo, as Bem-aventuranças são os odres novos, são o caminho para chegar. Para ser um bom cristão devemos ter a capacidade de recitar o credo com o coração, mas também de recitar com o coração o Pai Nosso, explicou o Papa Francisco para concluir sua homilia. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas