Gaudium news > Arquidiocese de Goiânia vivencia o Ano Devocional do Padre Pelágio Sauter

Arquidiocese de Goiânia vivencia o Ano Devocional do Padre Pelágio Sauter

Goiânia – Goiás (Terça-feira, 22-01-2019, Gaudium Press) Os fiéis da capital Goiânia celebram em 2019 o Ano Devocional. Dedicado ao venerável Padre Pelágio Sauter. A iniciativa, que é vivenciada pela Arquidiocese juntamente com os Missionários Redentoristas da Província de Goiás, teve sua abertura realizada em 23 de novembro passado e se estenderá até 23 de novembro deste ano.

Arquidiocese de Goiânia vivencia o Ano Devocional do Padre Pelágio Sauter

Na ocasião da abertura do Ano Devocional, uma Santa Missa Solene foi celebrada pelo Arcebispo Dom Washington Cruz, na Igreja do Santíssimo Redentor, em Trindade, local em que se encontram os restos mortais e alguns objetos que foram usados pelo venerável, conhecido popularmente como o “Apóstolo de Goiás”.

Durante a cerimônia, que teve a presença do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Edinísio Pereira, o pároco e vigário episcopal de Trindade, Padre José Bento de Oliveira, e o responsável pela divulgação do Ano, Padre Bráulio Maria, foi explicado o significado deste Ano Devocional.

“Hoje, em toda a Arquidiocese de Goiânia tem início um ano especial de oração para pedir a beatificação do padre Pelágio Sauter, da Congregação do Santíssimo Redentor, cujas virtudes heroicas já foram declaradas pelo papa Francisco, tornando-o venerável no dia 7 de novembro de 2015”, declarou Dom Washington, em sua homilia.

Ainda naquela época, o prelado lembrou o que dissera o Padre Clóvis de Jesus Bovo, vice-postulador da causa de beatificação do Padre Pelágio, informando que “o título de venerável é a parte mais importante, mais trabalhosa e mais exigente de uma causa de beatificação. É como o alicerce de uma construção, onde em cima dele vão se levantando os outros andares: beato, santo, intercessor, modelo de virtudes”.

Propagar a devoção

De acordo com o padre redentorista Bráulio Maria, em entrevista ao jornal “Encontro Semanal”, o Ano Devocional tem o objetivo de propagar a devoção ao Padre Pelágio, fazendo com que o religioso seja cada vez mais conhecido, “pois realmente a vida dele foi exemplar nos aspectos cristão e missionário”.

Na opinião do Padre Bráulio, “viver este Ano Devocional é primeiramente escolher um ano de oração, especialmente por sua beatificação. Então, nós pedimos que as pessoas continuem a venerá-lo, olhando para seu quadro, rezando para ele, conversando com ele como se fossem amigos espirituais, e pedindo graças por intermédio dele, especialmente para alcançar um milagre extraordinário”.

Sendo esta uma ação arquidiocesana e provincial, o Ano Devocional acontecerá nas paróquias, capelas, comunidades da Arquidiocese de Goiânia e também nas paróquias redentoristas da Província de Goiás.

Padre Sauter

Pelagius Sauter nasceu na aldeia de Hausen am Tann, Baden-Württemberg, na Alemanha, sendo batizado três dias depois. Recebeu os sacramentos da Primeira Eucaristia e do Crisma em 1892. Após trabalhar como aprendiz de serralheiro em uma cidade vizinha, ingressou no seminário dos redentoristas em Bachham, no ano de 1894.

Arquidiocese de Goiânia vivencia o Ano Devocional do Padre Pelágio Sauter

Depois de estudar em Dürrnberg, na Áustria, onde foi aluno do Beato Gaspar Stangassinger, e concluir o curso ginasial em Gars am Inn, professou seus votos na Congregação do Santíssimo Redentor em 8 de setembro de 1902. Cinco anos depois, foi ordenado presbítero por Dom Franz Anton von Henle, bispo de Ratisbona.

Ao desembarcar no Brasil em 1909, o Padre Pelágio passou a viver em Goiás por 47 anos. No Estado, dedicou sua vida no cumprimento do apostolado, percorrendo centenas de comunidades, quase sempre a cavalo, tornando-se conhecido e estimado pela população local.

Entre suas predileções estavam os pobres e enfermos. Dedicou seus últimos anos de vida à pastoral dos enfermos, antes de falecer no dia 23 de novembro de 1961, em Goiânia, em decorrência de uma enfisema pulmonar e demais complicações.

No ano de 1997, foi solicitado à Congregação para as Causas dos Santos a instalação do processo de sua beatificação e canonização, o que foi concedido.

Mais tarde, em 7 de novembro de 2014, o Papa Francisco autorizou o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, a promulgar os decretos sobre as virtudes heroicas de oito servos de Deus, entre eles, o Padre Pelágio Sauter, conferindo-lhe o título de venerável. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Goiânia

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas