Gaudium news > Cardeal Cipriani deixa Arquidiocese de Lima com mensagem emotiva

Cardeal Cipriani deixa Arquidiocese de Lima com mensagem emotiva

Peru – Lima (Sexta-feira, 08-02-2019, Gaudium Press) O Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo Emérito de Lima e Administrador Apostólico, se despediu dos fiéis da Arquidiocese através de uma emotiva carta que será entregue em todos os domingos de fevereiro nas paróquias e capelas da capital peruana.

Cardeal Cipriani deixa Arquidiocese de Lima com mensagem emotiva.jpg

O purpurado comandava a Igreja de Lima desde janeiro de 1999. No dia 25 de janeiro deste ano o Papa Francisco aceitou sua renúncia por ter chegado ao limite da idade de 75 anos.

No início de sua mensagem, o Cardeal convida os fiéis a assistirem a ordenação episcopal e tomada de posse do novo Arcebispo de Lima, o Padre Carlos Castillo Mattasoglio, que ocorrerá no dia 02 de março na Catedral de Lima.

Em seguida, agradece “em primeiro lugar a Deus por estes 30 anos de serviço pastoral -apaixonantes e intensos- à Igreja, primeiro em Ayacucho e depois em Lima. Desejo agradecer o exemplo, o alento e a atenção que me dedicaram os Papas sob os quais desempenhei meu trabalho: São João Paulo II, Bento XVI, e agora o Papa Francisco”.

Recordando as histórias que viveu durante o período à frente da Igreja de Lima, o purpurado ressaltou que foram anos de profundo aprendizado. “Quanto aprendi das multidões que com devoção acompanham ao Senhor dos Milagres todos os anos no mês de outubro; dos inumeráveis adoradores das mais de 80 Capelas de Adoração ao Santíssimo que fazem de Lima uma Cidade Eucarística; do imenso mar de leigos comprometidos que caminham todos os anos na Marcha pela Vida; de meus grandes amigos que povoam os cerros de Manchay, terra nobre e generosa aberta à esperança”.

Cardeal Cipriani deixa Arquidiocese de Lima com mensagem emotiva 1.jpg

O Arcebispo Emérito de Lima afirmou que aprendeu também “dos pais de família, professores e estudantes de nossas escolas paroquiais que sustentam a valiosa tarefa educativa e promovem com esmero os valores da família católica; e dos quilômetros e quilômetros de peruanos que preencheram as ruas de Lima para saudar ao Papa Francisco em sua recente visita!”.

Ao final de sua mensagem, o Cardeal Cipriani exortou “a Deus que, com sua generosa bênção, as sementes do amor misericordioso de seu Filho Jesus Cristo e de sua Mãe Bendita, a Virgem Maria, sigam florescendo nesta Arquidiocese de Lima”.

“Estou seguro que receberão ao novo Arcebispo de Lima com o mesmo fervor com que me senti acompanhado por vocês durante estes anos e para isso lhes peço de coração a oferenda de sua generosa oração pelo futuro ministério episcopal do Padre Carlos Castillo”, escreveu.

Concluindo, o Cardeal Cipriani assegurou que leva cada um dos fiéis em seu coração e reza por suas famílias “Que Deus os abençoe a todos. Lhes peço que rezem por mim”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas