Gaudium news > Templos dos EUA voltam a utilizar vitrais tradicionais

Templos dos EUA voltam a utilizar vitrais tradicionais

Estados Unidos – Washington (Terça-feira, 12-02-2019, Gaudium Press) Como parte de um retorno à arquitetura sacra tradicional nas edificações religiosas nos Estados Unidos, a arte dos vitrais também está registrando um processo de reflorescimento. Os templos estão encomendando vitrais no estilo de Munique em um número maior ao dos estilos populares na segunda metade do século XX.

“Tem havido um renascimento da arquitetura nos últimos 20 anos que começou no Sul e se estendeu ao Norte”, indicou o Presidente de Beyer Stained Glass Studio e artista Joseph Beyer a National Catholic Register. “Todas as coisas dos anos 60, 70 e 80 são coisa do passado”. Uma opinião similar foi compartilhada por Dan Rigali de Daprato Rigali Studios. “Mais e mais pessoas preferem esse estilo de vitral bávaro, de Munique, acima de todos os outros estilos. Cativa as pessoas sentem mais o sagrado, além de uma proximidade de Deus”.

Templos dos EUA voltam a utilizar vitrais tradicionais 2.jpg

O estilo de Munique é inspirado na Real Fábrica de Vitrais Bávara de Munique, que viveu seu apogeu em meados do século XIX, o qual emprega peças de vitral maiores e buscam oferecer uma imagem com uma composição similar às pinturas do Gótico tardio ou os altares do Renascimento. O resultado são vitrais com imagens de grande colorido e detalhes que se converteram no padrão mais alto de sua época nos templos norte-americanos e gozaram de enorme popularidade.

Graças ao realismo da técnica, “as pessoas podem ver a si mesmas nas janelas e são capazes de relacionar-se com a cena ou o sentimento que os cristais representam”, comentou Rigali. A combinação dos vitrais com os estilos arquitetônicos tradicionais oferecem um valor adicional de beleza aos templos. “Há um sentido do sagrado quando você entra em um templo tradicional e você está esteticamente arraigado nessa tradição”, indicou Kevin Grabowski, Diretor nacional de projetos de Conrad Schmitt Studios.

Entre os templos que tem encomendado vitrais recentemente se encontram o templo de São Pedro em Volo, Illinois, o de San José em Downingtown, Pennsylvania, o Oratório de St. Stanislaus em Milwaukee, e o novo templo de São João Evangelista em Waynesboro, Virginia. Alguns dos trabalhos substituem vitrais de cores sólidas elaborados na década de 1960 e os especialistas afirmam que ao ser instalados nos templos parece que sempre estiveram ali.

“O estilo dos cristais de outrora mostra uma consistência através do culto e a religião da Fé Católica”, indicou Rigali. Estas obras “representam verdadeiramente partes sérias de nossa Fé e devoção. As pessoas se sentem ‘em casa’ e em um lugar especial para o culto”. Para Beyer, o vitral “sempre foi associado como um meio espiritual sobre outras formas de arte e permanece associado à arquitetura religiosa”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas