Gaudium news > Congregação para o Culto Divino se reúne em Assembleia Plenária

Congregação para o Culto Divino se reúne em Assembleia Plenária

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 14-02-2019, Gaudium Press) Desde a última terça-feira, 12 de fevereiro, os membros da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Dicastério Vaticano encarregado da promoção e regulamentação da Sagrada Liturgia, estão reunidos em Roma para Assembleia Plenária.

Congregac?a?o para o Culto Divino se reu?ne em Assembleia Plena?ria.png

O tema que está sendo debatido no encontro é a ‘Formação Litúrgica do Povo de Deus’. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos é constituída por 22 Cardeais, 8 Arcebispos e 11 Bispos provenientes de todos os continentes.

O primeiro dia contou com saudação do prefeito da Congregação para o Culto Divino, o Cardeal Robert Sarah, e uma introdução geral ministrada pelo Arcebispo secretário, Dom Arthur Roche. Além disso, foram realizadas três conferências: Dom Charles Morerod, Bispo de Lausanne, Genebra e Friburgo (Suíça), sobre ‘Teologia Litúrgica’; o Cardeal Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid (Espanha), intitulada ‘A liturgia forma a Igreja particular’; e Dom Dominic Jala, Arcebispo de Shillong (Índia), sobre ‘A formação acadêmica e espiritual dos sacerdotes e dos seminaristas’.

Os dias 13 e 14 foram dedicados à realização de ‘Círculos Menores’ em inglês, francês, espanhol e italiano. Nesses encontros, os participantes refletem sobre os temas debatidos no primeiro dia. O resultado dessas reflexões serão recolhidas pelo secretário de cada grupo linguístico, e apresentadas na manhã de quinta-feira durante a Assembleia Geral.

Congregac?a?o para o Culto Divino se reu?ne em Assembleia Plena?ria 2.jpg

Ainda no dia 14, após a Celebração Eucarística no Altar do Túmulo de São Pedro, presidida pelo Cardeal Sarah, todos os membros do Dicastério Vaticano se dirigirão até o Palácio Apostólico, onde o Papa Francisco realizará uma audiência. Na mesma data, os ‘Círculos Menores’ debaterão as propostas apresentadas e, na parte da tarde, a Assembleia Geral chegará a um consenso sobre algumas propostas finais.

Na sexta-feira, 15, será realizada a exposição e votação das propostas finais que serão apresentadas ao Santo Padre. O Cardeal Sarah encerrará a Assembleia Plenária fazendo um discurso final. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas