Gaudium news > Bispo espanhol recomenda três ações para se viver bem a Quaresma

Bispo espanhol recomenda três ações para se viver bem a Quaresma

Espanha – Córdoba (Quarta-feira, 06-03-2019, Gaudium Press) O Bispo de Córdoba, Espanha, Dom Demetrio Fernández, divulgou uma mensagem na qual fala sobre o período da Quaresma que se inicia nesta Quarta-feira de Cinzas. “A Quaresma é um chamado ao deserto para ouvir a declaração de amor de Deus e partir para o caminho do combate e da penitência”, destaca o prelado. Esse é um “tempo litúrgico que nos prepara para a grande festa da Páscoa”, propondo “oração, jejum e esmola” como forma de nos renovar neste tempo de salvação.

Bispo espanhol recomenda tre?s ac?o?es para se viver bem a Quaresma.jpg

Tratando sobre a Páscoa do Senhor, Dom Fernández explicou que essa é uma data central no calendário litúrgico, na qual “celebramos solenemente, todos os anos, este acontecimento central da vida de Cristo: sua paixão, morte e ressurreição”. O que também é recordado durante as Santas Missas celebradas ao longo do ano.

Como forma de se preparar para esse tempo pascal, o Bispo de Córdoba indicou três ações: a oração, o jejum e a esmola, que são para ele “o tripé da Quaresma”.

Sobre a oração, o prelado destaca que se deve ser mais abundante, e se esforçar em fazê-la de forma mais bem feita. “Em suma, voltar para Deus através da conversão da vida e receber dele as luzes que motivam nosso caminho de vida”.

Segundo ele, “a oração é como a respiração da alma. Se não há oração, não há vida de relacionamento com Deus” e por este motivo, “a Igreja, como boa mãe, nos lembra e insiste que voltemos a Deus, intensifiquemos nosso relacionamento com Ele, revisemos nossa oração”. Ele ainda indica a recitação do Santo Rosário, como “oração contemplativa a partir do coração de Maria, que contempla os mistérios da vida de Cristo”, além da “leitura da Palavra de Deus e uma participação mais assídua nos sacramentos da penitência e da Eucaristia”.

Ao tratar do jejum, o prelado explica que essa prática “é se privar de algo para ser mais ágil no trato com Deus e no serviço ao próximo. Há muitas coisas que vão se acumulando e nos impedem de seguir o caminho mais leve”.

Dom Fernández incentiva que esse jejum de comida seja uma forma de “compartilhar com aqueles que não têm nem mesmo o essencial”. Além disso, ele também recomenda o jejum de comodidades, de descanso e diversões “para que o espírito não relaxe”.

“A Igreja nos manda jejuar, com um pequeno símbolo de não comer, mas com a intenção de nos convidar à privação de tantas coisas que nos estorvam. Coisas que são boas e legítimas, mas que tornam a corrida pesada”, destaca.

Por fim, tratando sobre a esmola, o Bispo de Córdoba diz que esse é um ato de generosidade com os outros, um momento para nos voltarmos verdadeiramente para Deus e abrirmos nossos corações (e nossos bolsos) para os outros em tantas formas de serviço”.

“A Quaresma é um tempo para chegar àqueles que mais necessitam”, tempo “para compartilhar com os pobres nosso tempo, as nossas qualidades, nosso dinheiro” e “prolongar a misericórdia de Deus, que é bom com todos, especialmente com seus filhos mais fracos”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas