Gaudium news > Cardeal Parolin representa o Papa na celebração pelos 100 anos do Episcopado polonês

Cardeal Parolin representa o Papa na celebração pelos 100 anos do Episcopado polonês

Polônia – Varsóvia (Sexta-feira, 08-03-2019, Gaudium Press) Entre os dias 12 a 14 de março será realizado em Varsóvia, Polônia, a 382ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Polonesa. O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, participará do evento como enviado papal.

O encontro dos Bispos terá como temas principais o centenário da Conferência Episcopal Polonesa e da Nunciatura Apostólica na Polônia, a proteção dos menores e a pastoral da juventude. Na ocasião, também se celebrará o sexto aniversário da eleição do Papa Francisco, além dos 100 anos da instituição de relações diplomáticas entre a Santa Sé e a República polonesa.

Cardeal Parolin representa o Papa na celebrac?a?o pelos 100 anos do Episcopado polone?s.jpg

Na manhã da quarta-feira, 13 de março, o Cardeal Parolin se encontrará com os Bispos e fará um discurso no início da sessão jubilar especial. Participarão também da Assembleia Plenária convidados estrangeiros, entre os quais, os representantes das Conferências Episcopais da Albânia, Belarus, Ucrânia, Dinamarca, Espanha, Cazaquistão, Lituânia, Letônia, Moldávia, Eslováquia e um representante da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) da Itália.

O presidente da Conferência Episcopal Polonesa, Arcebispo Stanis?aw G?decki, apresentará aos Bispos, durante a sessão as conclusões dos encontros com as vítimas de abusos sexuais por parte do clero. Já o Arcebispo Marek Jedraszewski e o Bispo Artur Mizi?ski, vice-presidente e secretário-geral da Conferência episcopal, respectivamente, farão um balanço do encontro realizado em Roma sobre a proteção dos menores na Igreja. Serão discutidos também os próximos passos da Conferência Episcopal relacionados à proteção das crianças e dos jovens na Igreja e na sociedade.

Às 17h30 o Cardeal Secretário de Estado presidirá a Santa Missa dedicada ao Papa Francisco com a participação do Episcopado polonês. A Celebração Eucarística ocorrerá no Templo da Divina Providência em Varsóvia.

A programação da Assembleia Plenária prevê também o discurso do presidente do Conselho para a Pastoral da Juventude, Dom Marek Solarczyk. Já o Padre Maciej Zieba falará sobre o projeto ‘O Dom do Centenário’, que será realizado de 19 de maio de 2019 a 10 de maio de 2020, por ocasião do 100º aniversário do nascimento de São João Paulo II. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas