Gaudium news > Condolências do Papa pela morte de Dom Danneel, Cardeal Belga

Condolências do Papa pela morte de Dom Danneel, Cardeal Belga

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-03-2019, Gaudium Press) Aos 85 anos de idade, faleceu ontem o Cardeal Godfried Danneels, arcebispo emérito de Mechelen-Brussel, na residência cardinalícia em Mechelen, Bélgica.

Condolências do Papa pela morte de Dom Danneel, Cardeal Belga .jpg

Os funerais do Purpurado deverão ser realizados na Catedral Metropolitana de Saint-Rombaut, em Mechelen, na sexta-feira, 22 de março.

O anúncio oficial do falecimento foi dado pelo arcebispo de Mechelen-Brussel e presidente da Conferência Episcopal Belga, cardeal Jozef De Kesel, que deverá presidir a celebração dos funerais juntamente com o núncio apostólico, os bispos da Bélgica, os sacerdotes e diáconos da Arquidiocese.

Papa Francisco envia condolências

Através de um telegrama, o Papa Francisco, assim que soube do infausto acontecimento, expressou sua dor e consternação pela perda.

“Tendo recebido com emoção a notícia da morte do cardeal Godfried Danneels, arcebispo emérito de Mechelen-Bruxelas – escreve o Papa -, apresento as minhas sinceras condolências ao senhor, à família do cardeal, aos Bispos da Bélgica, ao clero, às pessoas consagradas e a todos os fiéis atingidos por essa perda.

Este pastor zeloso serviu a Igreja com dedicação não apenas em sua diocese, mas também em nível nacional como presidente da Conferência Episcopal da Bélgica, mesmo sendo membro de vários Dicastérios romanos.

Atento aos desafios da Igreja contemporânea, o cardeal Danneels também participou ativamente em vários Sínodos dos Bispos, incluindo os de 2014 e 2015 sobre a família.

Ele acaba de ser chamado a Deus neste tempo de purificação e de caminho em direção à ressurreição do Senhor.
Peço a Cristo, vencedor do mal e da morte, que o acolha na sua paz e na sua alegria. Em sinal de consolo, dirijo uma especial Bênção Apostólica ao senhor, aos familiares do cardeal defunto, aos pastores, aos fiéis e a todos os que participarão dos funerais”.

Bispos belgas falam da vida de Godfried Danneels

Os bispos belgas percorreram os principais acontecimentos da vida do defunto cardeal.

Godfried Danneels nasceu em 4 de junho de 1933 em Kanegem (Flandres Ocidental).

Ele completou sua formação sacerdotal no seminário de Bruges, e depois continuou seus estudos em filosofia na Universidade Católica de Louvain.

Depois de se formar, ele foi para a Universidade Gregoriana em Roma, para estudar teologia (1954-1959).

Ordenado sacerdote em 1957 na igreja paroquial de Kanegem, o cardeal tornou-se, dois anos depois, diretor espiritual e professor de teologia e liturgia sacramental no seminário maior de Bruges.

Em 1961 ele conseguiu seu doutorado em teologia na Universidade Gregoriana de Roma.

A partir de 1969, além de ministrar cursos no Seminário Maior de Bruges, lecionou na Faculdade de Teologia de Louvain.

Nomeado por Papa Paulo VI como bispo da Antuérpia

Godfried Danneels foi nomeado arcebispo de Mechelen-Brussel em 21 de dezembro de 1979 pelo Papa João Paulo II.

Em 2 de fevereiro de 1983, ele foi criado cardeal recebendo como título cardinalício a Basílica de Santa Anastácia.

De acordo com o direito canônico, o Cardeal Danneels apresentou sua renúncia ao Papa Bento XVI em 4 de junho de 2008, aos 75 anos, renúncia aceita somente em 27 de fevereiro de 2010. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas