Gaudium news > Caminho de Santiago de Compostela… a partir do México?

Caminho de Santiago de Compostela… a partir do México?

México – Cidade do México (Terça-feira, 19-03-2019, Gaudium Press) Anualmente milhares de peregrinos, por volta de 300 mil, realizam o Caminho de Santiago, a conhecida rota que parte de diferentes pontos da Europa e tem como meta Santiago de Compostela, onde se encontra o túmulo do Apóstolo Maior e padroeiro da Espanha.

Este itinerário também pode ser realizado a partir do México. Assim noticia ‘Desde la Fe’, meio de comunicação da Arquidiocese do México, que explica que a tradição milenar da também chamada ‘Rota Jacobina’ pode ser iniciada a partir da Praça das Três Culturas, em Tlatelolco, Cidade do México.

Caminho de Santiago de Compostela a partir do Me?xico.jpg

Ali se encontra a Paróquia de Santiago Apóstolo, que é a sede da rota mexicana até Santiago de Compostela. Esta rota foi aprovada há um ano pelo Conselho da Ordem do Caminho de Santiago, fundada desde o século XI com o objetivo de proteger e ajudar aos peregrinos que acudiam a Jerusalém ou a Santiago de Compostela.

Os peregrinos que desejem iniciar o Caminho no México, podem adquirir sua credencial a partir da paróquia, e ali receber o primeiro selo dos que se somarão quando realizem a rota jacobina a partir de seus diversos caminhos: francês, português, norte, primitivo, inglês, via da prata, entre outros.

É por esta razão que na paróquia mexicana, os caminhantes podem participar da Missa de envio que ali ocorre, como explicou seu pároco, o Padre Jaime González Martín del Campo, que é citado por ‘Desde la Fe’: “Aqui na paróquia celebramos a Eucaristia, dedicamos a Missa ao envio dos peregrinos e lhes damos o primeiro selo e a credencial, que inclui as rotas que eles podem seguir e os lugares onde podem descansar ao final de cada jornada”.

Justamente a paróquia de Santiago Apóstolo da Cidade do México foi edificada a pedido de Hernán Cortés, que decidiu que estaria dedicada ao discípulo de Jesus. Ela foi consagrada no ano 1527.

O Padre González Martín del Campo também adiantou que atualmente se está trabalhando em um projeto para que a rota mexicana até a Catedral de Santiago na Espanha, seja realizada a partir do Povo Mágico de Compostela, onde se poderá visitar os templos dedicados ao apóstolo em cidades como San Miguel de Allende, Querétaro e Cidade do México.

Esta rota mexicana, se soma a outras na América Latina, como o Camino Antártico à Santiago de Compostela, que entre seus pontos de peregrinação está a Paróquia de Santo Inácio de Loyola de Buenos Aires, Argentina. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas