Gaudium news > Papa vai assinar ‘Carta aos jovens’ no Santuário de Loreto

Papa vai assinar ‘Carta aos jovens’ no Santuário de Loreto

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 20-03-2019, Gaudium Press) O Papa assinará no dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, durante sua visita ao Santuário Mariano de Loreto, na Itália, uma Exortação Apostólica pós-Sinodal em forma de ‘Carta aos Jovens’.

Papa vai assinar 'Carta aos jovens' no Santuário de Loreto.jpeg

As primeiras palavras do texto original em espanhol são: ‘Vive Cristo, esperanza nuestra’.

Fontes ligadas ao Pontífice afirmam que o gesto do Papa quer mostrar sua intenção de confiar à Virgem Maria o documento que sela o trabalho do Sínodo dos Bispos que teve como tema: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional” que foi realizado de 3 a 28 de outubro de 2018 próximo passado, no Vaticano.

O texto da Exortação só será publicado depois da assinatura e, como de costume, em uma coletiva de imprensa, na Santa Sé, em data ainda não definida.

Assinatura fora do Vaticano

Dom Fabio Dal Cin, arcebispo Delegado Pontifício em Loreto, que fará o acolhimento de Francisco na Basílica, salienta que o aspecto mais significativo da visita será justamente a assinatura da Carta pós-sinodal.

A assinatura será um fato excepcional porque documentos pontifícios são geralmente assinados no Vaticano.

Numa entrevista, o arcebispo a órgãos da imprensa italiana, o arcebispo sublinhou:

“Desta vez, o Papa optou por fazê-lo em Loreto, que assim se torna guardiã da memória histórica e viva.”

Quando o Papa estiver assinando o documento, ao meio-dia, durante a oração mariana do Angelus, os sinos de cada igreja da região das Marcas serão tocados simultaneamente, um “sinal de celebração, mas sobretudo de grande unidade”, diz Dom Fabio Dal Cin.

Papa celebrará na Santa Casa de Loreto

Durante a estada de Francisco em Loreto haverá um outro momento de a ser destacado: O Papa celebrará uma Missa na Santa Casa.
Desde Pio IX, esta será a primeira vez que um Papa entra na Basílica para celebrar a Eucaristia.

Dom Fabio Dal Cin afirma que “Num tempo marcado por incerteza, precariedade e insegurança, o Santo Padre que se torna peregrino da Santa Casa indica a todos, jovens, famílias, doentes e sofredores, homens e mulheres em busca de esperança, que é possível acolher o verdadeiro sentido da própria vida abrindo-se ao dom de Deus.” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas