Gaudium news > Caminho de São João Bosco é promovido na Itália

Caminho de São João Bosco é promovido na Itália

Itália – Turim (Terça-feira, 26-03-03-2019, Gaudium Press) Nos últimos anos tem ganhado força na Itália o “Caminho de São João Bosco”, a rota de 140 quilômetros que centenas de caminhantes percorrem a partir da Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, onde se encontram os restos mortais do santo italiano, até chegar ao Colle Dom Bosco, berço do pai e mestre da juventude, e fundador da Congregação Salesiana.

A proposta, que se originou em 2010 como parte do projeto “Strade di colori e sapori” (Caminhos de cores e sabores) da Província de Turim, se propõem como iniciativa para valorizar a área sul de Turim e suas zonas adjacentes, entrando em contato com o espírito dos lugares que estão ligados à história de São João Bosco, sua natureza, paisagens e a Fé.

Caminho de Sa?o Joa?o Bosco e? promovido na Ita?lia.jpg

O “Caminho de São João Bosco” compreende três rotas principais: o caminho alto, que parte de Turim, passa por Parco di Superga e Cinzano, até chegar ao Colle Dom Bosco -Colina de Dom Bosco-, compreendendo um total de 55.4 quilômetros.

A outra rota é o Caminho médio, que se realiza desde Baldissero, passando por Pavarolo, Montaldo T. se, Marentino, Arignano, para terminar na Colina de Dom Bosco, percorrendo 42.6 quilômetros.

Já o terceiro trajeto, denominado Caminho baixo, parte de Turim, para passar por Pacetto T.se, Pino T.se, Chieri, Riva presso, Bittigliera d’Asti, culminando no Colle Don Bosco; tudo com uma distância de 46.5 quilômetros.

O caminho também conta com três variantes: Canônica de Vezzolano, o Caminho do Papa e Buttigliera d’Asti.

Como ressaltam no site do “Caminho de São João Bosco”, “a rota se presta para uma ampla variedade de usos: desde uma caminhada de um dia, até caminhadas de vários dias com retorno a Turim”.

Assim como ocorre com o Caminho de Santiago de Compostela, esta rota está marcada com sinais verdes e brancos, com a figura de São João Bosco, que indicam o caminho no sentido horário, partindo a partir da Basílica de Maria Auxiliadora, Turim, até a Basílica dedicada ao santo salesiano na Colina Dom Bosco.

Dentro do itinerário, os caminhantes aprofundam na vida e história do patrono da juventude, começando com sua infância, passando por sua formação e estudos, seu caminho até o sacerdócio no Seminário, os jovens e o oratório, a fundação da Congregação salesiana e sua canonização. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas