Gaudium news > Pontifícia Academia das Ciências Sociais tem novo presidente

Pontifícia Academia das Ciências Sociais tem novo presidente

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-03-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou Stefano Zamagni, presidente da Pontifícia Academia das Ciências Sociais.

Stefano Zamagni é o novo presidente da Academia das Ciências Sociais.jpg

A Pontifícia Academia das Ciências Sociais é recente: foi instituída em 1º de janeiro de 1994 pelo Papa João Paulo II.

Ela nasceu de um desejo do Pontífice de promover o estudo e o progresso das ciências sociais, principalmente a economia, a sociologia, o direito e as ciências políticas, para oferecer à Igreja elementos que pudessem vir a serem usados para o desenvolvimento da sua Doutrina Social, além de ter o objetivo de fazer uma reflexão sobre a aplicação desta Doutrina na sociedade contemporânea.

Cada sessão acadêmica começa com um relatório sobre o Magistério Social da Igreja relativo a um tema em questão.

É função da Academia aprofundar o estudo de temas cujos estudos possam parecer oportunos para elaborações futuras do Magistério. Assim, a Academia pode oferecer uma avaliação construtiva dos ensinamentos à luz das ciências sociais.

Stefano Zamagni

Stefano Zamagni é professor de Economia na Universidade de Bolonha. Ele foi nomeado acadêmico pontifício em 9 de abril de 2013, e depois se tornou um membro do Conselho da Academia.

Zamagni nasceu em Rimini em 4 de janeiro de 1943 e, em 1966, formou-se em Economia e Comércio na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e deu continuidade a seus estudos no Linacre College da Universidade de Oxford.

Em 1979, começou a ensinar Teoria do Comércio Internacional, Microeconomia, Métodos Quantitativos para Economia e Economia do Setor Público na Universidade Johns Hopkins, sede de Bolonha.

Economia sem fins lucrativos

Zamagni é professor catedrático de Economia Política na Universidade de Bolonha, onde ocupou vários cargos, incluindo a presidência da Faculdade de Economia, dedicando-se principalmente a estudos sobre o mundo da economia sem fins lucrativos.

Ele é diretor do Senior Adjunct Professor of International Political Economy (SAIS), em Bolonha.

É membro de várias instituições, incluindo: o Comitê Acadêmico do Centro Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Capacitação e Pobreza da Universidade de Harvard; do Conselho Nacional do Terceiro Setor, em Roma; do Conselho Científico do Programa de Doutorado em Economia da Universidade Católica da Argentina. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas