Gaudium news > Escolas na Irlanda poderão deixar de ser administradas pela Igreja Católica

Escolas na Irlanda poderão deixar de ser administradas pela Igreja Católica

Irlanda – Dublin (Segunda-feira, 08-04-2019, Gaudium Press) O Departamento de Educação de Dublin, na Irlanda, em seu esforço por reduzir ao máximo a participação da Igreja na educação, apresentou um plano no qual pretende retirar a Igreja Católica de uma escola que está sob sua supervisão. Pais de família e escolas católicas perto de Dublin expressaram sua oposição ao documento.

Atualmente, a Igreja Católica é responsável por administrar mais de 90% das escolas na Irlanda, recebendo fundos do governo para isso. No entanto, o Departamento de Educação solicitou que uma das oito escolas católicas na área de Malahide-Portmarnock-Kinsealy, perto de Dublin, deixe de estar sob a supervisão da Igreja.

Escolas na Irlanda poderão deixar de ser administradas pela Igreja Católica.jpg

A iniciativa faz parte de um plano que tem por objetivo tornar 400 escolas do país como multi ou não confessionais até o anos de 2030. Para isso, está sendo feito um desinvestimento na gestão católica e em novas aberturas.

Uma carta da direção da escola St. Oliver Plunkett, em Malahide, publicada no jornal ‘Irish Times’ manifesta a posição de pais e funcionários a favor da permanência sob os cuidados católicos, e alertando que uma mudança dessas teria “enormes implicações”.

“Uma mudança na administração significaria que a Primeira Confissão, Primeira Comunhão e Crisma já não seriam mais responsabilidade da escola. Portanto, quem quiser que seu filho receba os Sacramentos, deverá realizar a preparação fora do horário escolar e com um custo para os pais”, diz a mensagem.

Além disso, se adverte que uma mudança na supervisão também “afetaria o funcionamento e a gestão diária da escola, em particular em termos de gestão financeira, contratação, alocação de recursos”.

Os pais ressaltam ainda que festas católicas, como Natal, Semana Santa e São Patrício não poderiam mais ser celebradas nos centros caso mudem a administração, e haveria uma mudança geral na cultura das escolas.

Há grande preocupação por parte de organizações católicas na Irlanda em relação ao fato de que crianças católicas e seus pais possam ser discriminados com a nova lei. Além disso, se teme que isso possa ameaçar o espírito da educação escolar católica. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas