Gaudium news > Vatican News já pode ser acessado em 35 idiomas

Vatican News já pode ser acessado em 35 idiomas

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 12-04-2019, Gaudium Press) O Vatican News, site oficial de notícias do Vaticano, passou a disponibilizar informações em uma nova língua: o macedônio. Esse é o 35º idioma existente na página web vaticana (considerando que o chinês está em duas versões gráficas, o simplificado e o tradicional).

O portal foi reestruturado, através da colaboração da Igreja Católica da Macedônia, com o objetivo de oferecer um maior dinamismo na difusão das notícias sobre as atividades do Papa e da Igreja em todo o mundo.

Vatican News já pode ser acessado em 35 idiomas.png

A novidade, divulgada esta semana, ocorre a um mês da visita que o Papa Francisco fará à República da Macedônia do Norte, prevista para 7 de maio próximo. Segundo o Bispo de Skopje, Dom Kiro Stojanov, essa iniciativa da Santa Sé já pode ser considerada como um primeiro fruto da eminente visita do Pontífice ao país.

O idioma já existia no antigo site da Rádio Vaticano, antes da migração para o Vatican News. A diferença, de acordo com o diretor editorial Andrea Tornielli, é que desta vez se quis propor “uma presença renovada, com maior interação”. O que foi possível “graças à disponibilidade do Bispo Stojanov e de uma equipe de apoio”. Atendendo assim a “uma pequena comunidade do ponto de vista numérico, mas viva e significativa na realidade do país”.

De fato, os católicos na Macedônia representam apenas 1% da população total: são 20 mil, 15 mil dos quais de rito bizantino. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas