Gaudium news > Jornada Diocesana da Juventude e Domingo de Ramos são celebrados no Rio de Janeiro

Jornada Diocesana da Juventude e Domingo de Ramos são celebrados no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 15-04-2019, Gaudium Press) A Igreja celebrou neste último domingo, 14 de abril, a entrada triunfal de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém. Recordando esse acontecimento, no qual o povo cortou folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Jesus passou montado num jumento, poucos dias antes de padecer na cruz, essa celebração ganhou o nome de Domingo de Ramos.

Na cidade do Rio de Janeiro, o Arcebispo local, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a celebração na Catedral Metropolitana de São Sebastião, com uma Bênção e Procissão dos Ramos.

Jornada Diocesana da Juventude e Domingo de Ramos sa?o celebrados no Rio de Janeiro Foto Arquidiocese de Sa?o Sebastia?o do Rio de Janeiro.jpg

Em sua homilia, o purpurado recordou a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), também celebrada nesta data, na qual os jovens do mundo inteiro se reúnem em suas dioceses para participar dessa versão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Criado na década de 1980 pelo então Papa São João Paulo II, o evento deste ano teve o tema inspirado no Ano Vocacional Sacerdotal: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).

“Nesse ano vocacional arquidiocesano nós bendizemos a Deus por tantas e belas vocações que temos na igreja do Rio de Janeiro, em especial, pelas nossas vocações sacerdotais. Ao mesmo tempo, também pedimos ao Senhor por todas as realidades em que estão inseridos os nossos jovens… Seja nas paróquias, nos vários movimentos e pastorais, por aqueles que estão presos pela droga ou pelo álcool, aqueles que estão afastados de Deus, pelos que estão privados de liberdade, enfim… Em tantas outras situações que a Igreja olha com carinho e busca anunciar Jesus Cristo”, ressaltou o Cardeal Tempesta.

O Arcebispo do Rio de Janeiro destacou também o significado do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, sublinhando a importância de aclamarmos Aquele que veio, vem e virá – Jesus Cristo, Nosso Senhor – e dá sentido as nossas cruzes e as nossas vidas, nos dando a certeza da vida nova.

“Com esta Procissão dos Ramos queremos também fazer a nossa parte de atualização, de acolher Jesus Cristo. Quando chega à Jerusalém, sua cidade, Ele é acolhido pelos filhos dos Hebreus que cantam com ramos de oliveira: ‘Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas!’ Que também nós, jovens e adultos, crianças e idosos, casados e solteiros, consagrados e leigos, possamos encontrar e acolher Jesus Cristo que vem e passa em nossas vidas. Bendito o que vem em nome do Senhor! Nós precisamos vê-lo e encontrá-lo!”, exortou.

Concluindo sua homilia, Dom Orani manifestou seu desejo de que “após esses 40 dias de Quaresma a gente possa anunciar nessa semana a alegria de estar com o Cristo e proclamar, no próximo domingo, a Páscoa do Senhor, que vence o pecado e a morte. Com os ramos nas mãos, fazemos esse gesto de atualização e aclamamos Aquele que veio, vem e virá: Jesus Cristo, Nosso Senhor, que dá sentido as nossas cruzes, as nossas vidas, e nos dá a certeza da vida nova”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas