Gaudium news > A Bulgária já tem tudo pronto para receber o Papa

A Bulgária já tem tudo pronto para receber o Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 17-04-2019, Gaudium Press) Iva Mihailova, responsável pela mídia do Comitê Organizador da viagem à Bulgária, descreve como estão os preparativos em vista da visita do Papa Francisco, que estará na Bulgária e na República da Macedônia do Norte entre dos dias 5 e 7 de maio próximo para realizar sua 29ª Viagem Apostólica Internacional.

A Bulgária já tem tudo pronto para receber o Papa .jpeg

Em declarações feitas ao Vatican Newa, Mihailova afirma que na Bulgária “Estamos agora nos detalhes finais: esperamos dar uma bela acolhida ao Papa Francisco, que todos os búlgaros esperam com grande entusiasmo, com grande alegria”.

A responsável pela mídia do Comitê Organizador da viagem de Francisco à Bulgária, recorda que esta é a “segunda visita de um Papa à Bulgária”.

Antes lá já esteve João Paulo II em 2002, continua ela, acrescentado que visitas assim “não são eventos que ocorrem todos os dias”: na Bulgária, “todos deram o seu melhor” para que este encontro seja “uma bela festa de fé, daqueles valores essenciais que todos nós partilhamos”.

Para Iva Mihailova, um dos momentos mais significativos da viagem, no dia 6 de maio, será o “momento da paz”, na Praça Nezavisimost, em Sófia: “Este evento será muito bonito”, afirma.

Desafios

Em apenas dois dias, o Papa Bergoglio encontrará o Presidente e as autoridades, junto com a sociedade civil e o corpo diplomático; presidirá duas Missas, uma em Sófia, animada por um coro de 90 pessoas, e outra em Rakovsky com as primeiras comunhões, na Igreja do Sagrado Coração.

Francisco visitará um campo de refugiados; encontrará líderes religiosos e rezará privadamente diante do trono dos Santos Cirilo e Metódio.

Iva Mihailova ainda comentou que o Pontífice vai encontrar “um pequeno país, que há dez anos faz parte da União Europeia, que tem suas fadigas e os seus sucessos, como todos os outros”.

Depois do seu “difícil passado comunista”, concluiu ela: “a Bulgária deu “grandes passos”: há muitos desafios, mas “procura resolvê-los de forma positiva”.

Chiprovtsi símbolo dos católicos

Em Chiprovtsi, símbolo dos católicos na Bulgária, local onde teve lugar a primeira revolta contra o domínio otomano, vai receber e abraçar o Papa.

Chiprovtsi é també famosa por seus tapetes coloridos tecidos à mão. Ali já foi concluída a confecção de uma tapeçaria que será doada ao Papa Francisco.

Esta obra na qual trabalharam dois tecelões, deverá ser oferecida ao Papa pelo prefeito de Chiprovtsi, durante a missa que Francisco celebrará em Rakovsky. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas