Gaudium news > A Igreja de Santa Ifigênia, em São Paulo, pode também ruir?

A Igreja de Santa Ifigênia, em São Paulo, pode também ruir?

São Paulo (Terça-feira, 23-04-2019, Gaudium Press) Uma matéria publicada pela BBC Brasil alerta sobre a triste situação em que se encontra a Basílica Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Igreja de Santa Ifigênia, localizada na esquina da rua Santa Ifigênia com a Avenida Cásper Líbero, em São Paulo.

História esquecida?

A história deste templo católico demonstra sua importância para a Igreja e para a própria cidade. Entre os anos de 1930 e 1954, período no qual a atual Sé estava sendo construída, esta igreja chegou a levar o título de Catedral metropolitana de São Paulo. E no dia 18 de abril de 1958, o templo foi elevado ao grau de Basílica pelo Papa Pio XII, recebendo o título de Basílica do Santíssimo Sacramento.

Igreja de Santa Ifige?nia 2 foto wikipedia.jpg

Seguindo um estilo arquitetônico de caráter neoromânico e com detalhes neogóticos, o templo é inspirado em igrejas medievais do norte da Europa. Em seu interior conserva dois púlpitos esculpidos em madeira, importados da França, em 1920. Além disso, também possui um órgão de tubos trazido da Alemanha em 1924, e vitrais provenientes de Veneza.

Segundo Claudemir Ignácio, arquiteto especialista em restaurações de templos católicos, “essa igreja possui um dos acervos mais ricos de São Paulo em obras de arte e do Brasil. Isso se não for o mais rico”.

Em razão de toda essa riqueza histórica e arquitetônica, em 1992 a Basílica foi tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Poderá ela ruir?

Mas infelizmente, esse rico acervo está em um processo de degradação iniciado há alguns anos. Para começar, os quatro sinos da Basílica estão com os badalos, as correntes e os motores danificados, o que os impede de serem utilizados. Além disso, eles também não podem ser tocados pois a vibração que eles emitiriam danificariam a torre.

Igreja de Santa Ifige?nia 1 foto wikipedia.jpg

Outros problemas estruturais, relatados na matéria da BBC, são as infiltrações que atingem o forro e as cúpulas do templo, ameaçando obras de importantes artistas brasileiros como Benedito Calixto e os irmãos Enrico e Fernando Bastiglia, e de europeus, como o francês Henri Bernard e o italiano Gino Catani.

Problemas financeiros impedem ainda a restauração dos vitrais, rosáceas e dos pára-ventos das portas principais, que reproduzem as janelas da Sainte-Chapelle, em Paris, na França.

Sua história pede: é preciso conservá-la

O pároco da Basílica, Padre Antônio Ruy Barbosa Mendes de Moraes, explicou que não é fácil captar os recursos para financiar a restauração da Basílica. Apesar disso, destaca que o templo faz parte do acervo cultural da cidade e por este motivo deveria receber mais atenção e cuidado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas