Gaudium news > Aumenta o número de peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela

Aumenta o número de peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela

Espanha – Santiago de Compostela (Quarta-feira, 24-04-2019, Gaudium Press) Durante a Semana Santa deste ano de 2019, o número de peregrinos que percorreram o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, aumentou 61,34% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo as cifras, cerca de 14 mil pessoas realizaram o caminho até o Túmulo do Apóstolo São Tiago entre a sexta-feira das Dores e o Domingo da Ressurreição. Dado que chama a atenção ao se levar em conta que apenas em março o número de pessoas que realizou o caminho foi de 7.474. O maior dígito de peregrinos se deu a partir de quinta-feira Santa.

Aumenta o número de peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela 1.jpg

Entre os peregrinos, 51.6% procediam de fora da Espanha. Do exterior se destacam os portugueses, irlandeses, alemães e estado-unidenses. Já a partir da quinta-feira Santa, a cifra de espanhóis que realizaram o caminho durante os dias santos foi consideravelmente maior, constituindo 52%. A maioria deles chegaram a Santiago de Compostela a partir de Madri, Catalunha, Galícia e Andalucia.

Dos caminhos, os peregrinos preferiram principalmente a rota francesa, com 57,72%; seguindo o Caminho Português, sendo o segundo mais escolhido com 23% dos peregrinos.

Estes dados demonstram que o Caminho de Santiago vem conquistando uma presença cada vez maior no mundo. O ano de 2018 encerrou com o maior número de peregrinos da história com um total de 327.378 pessoas.

Estes dígitos podem ser considerados um preâmbulo do que será o Caminho de Santiago para 2021 quando se celebrará em Santiago de Compostela o Ano Jubilar, tempo de graça que ocorre cada vez que o dia 25 de julho -festa do martírio do Apóstolo Santiago- coincide com o domingo.

Para esta data tão importante já se prepara a Catedral, onde se encontram os restos mortais do Apóstolo Santiago. O templo catedralício começou em fevereiro passado a passar por uns trabalhos de restauração para embelezar seu exterior, que durarão um total de 12 meses.

Aumenta o número de peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela 2.jpg

Além disso, se vem unificando as flechas amarelas que a cada dois quilômetros vão indicando o caminho aos peregrinos. Esta flecha, junto à concha, são os sinais mais distintivos da rota compostelana.

O Ano Jubilar será um tempo especial, já que as pessoas que realizarem o caminho poderão obter as graças jubilares, quer dizer, a Indulgência Plenária.

Para obtê-la é necessário cumprir várias condições: visitar a Catedral de Santiago de Compostela, rezar no lugar um Pai Nosso e o Credo, ou alguma oração especial, pelas intenções do Romano Pontífice, e receber os sacramentos da Confissão – que pode ser 15 dias antes ou depois – e a Comunhão.

O Jubileu Compostelano foi realizado pela primeira vez em 1126, sendo concedido pelo Papa Calixto II. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas