Gaudium news > Padre Católico recebe o título de melhor cidadão da Índia

Padre Católico recebe o título de melhor cidadão da Índia

Índia – Bangalore (Quarta-feira, 24-04-2019, Gaudium Press) O Padre Vineeth George, um sacerdote católico claretiano de 38 anos, recebeu o prêmio de ‘Melhor cidadão da Índia’. O título é um reconhecimento do seu trabalho com os marginalizados no norte do país.

“Minha vocação é um dom nascido durante a minha infância. Sempre pensei em usar os talentos que Deus me deu para o benefício da Igreja”, afirmou o sacerdote.

Padre Católico recebe o título de melhor cidadão da Índia.jpg

Nascido em Hyderabad, George se formou na Loyola Academy, dirigida por jesuítas. E de lá foi para o Matrusri Institute e para a Universidade Jain Deemed. Em seguida, trabalhou na Dell Computer Corporation, na General Electric e chegando ao cargo de subdiretor do famoso jornal Deccan Chronicle. Também trabalhou no ministério de energia do governo indiano.

Convencido da necessidade de servir ao próximo como sacerdote, resolveu abandonar sua carreira profissional e ingressou no seminário, sendo ordenado em janeiro de 2014. “Sendo apenas um seminarista, em 2006, meus superiores me elegeram para ensinar administração no St. Claret College. Um ano depois da minha ordenação, fui nomeado vice-diretor do colégio e ocupei o cargo até dezembro de 2018”, explica.

Padre George já trabalhou como professor em um centro de formação profissional em uma área remota do distrito de Rewari em Haryana, que faz parte da Arquidiocese de Deli.

O colégio está localizado em uma área onde moram apenas hindus, onde não há presença cristã. O centro recebe 30 jovens que abandonaram os estudos: as mulheres fazem cursos de estética e os homens estudam para serem eletricistas e encanadores.

O primeiro cargo que assumiu após sua ordenação sacerdotal foi no distrito de Garwha, no estado de Jharkhand, onde foi vigário paroquial da Igreja de São Pedro, na Diocese de Daltonganj. Lá ensinou inglês para as crianças tribais que frequentavam a escola que ficava ao lado da paróquia.

Desde o início do ano o sacerdote é doutorando no Indian Institute of Technology de Hyderabad, um dos centros de ensino superior mais reconhecidos do país. Além do doutorado, o sacerdote realiza algumas atividades pastorais na Arquidiocese de Hyderabad e na Diocese de Shamshabad.

Os católicos na índia representam menos de 2% da população total, que é cerca de 1,34 bilhões de habitantes, totalizando 17,3 milhões fiéis no país. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas