Gaudium news > Missas voltam a ser celebradas no Sri Lanka

Missas voltam a ser celebradas no Sri Lanka

Sri Lanka – Colombo (Segunda-feira, 13-05-2019, Gaudium Press) Neste último domingo, 12 de maio, foram realizadas as primeiras missas dominicais nas igrejas do Sri Lanka. As celebrações ocorrem três semanas depois dos atentados que mataram 258 pessoas durante a festa de Páscoa no país.

Missas voltam a ser celebradas no Sri Lanka 2.jpg

Por volta das 08h45 do dia 21 de abril, Domingo de Páscoa, terroristas islâmicos atacaram as igrejas de São Sebastião, em Negombo, e Santo Antônio, em Colombo. Este último é o Santuário mais visitado do país asiático. Na ocasião, foram atacados também quatro hotéis de luxo.

Desde então, por razões de segurança, foram suspensas as celebrações Eucarísticas e as aulas. A reabertura das escolas católicas, que havia sido prevista para esta segunda-feira, 13, foi adiada para o dia 14 de maio.

“Não queremos que as crianças sofram por causa desses ataques. Decidimos reabrir as escolas no dia 14 de maio. Dependerá também da avaliação da polícia em diferentes áreas do distrito”, assegurou o Arcebispo de Colombo, Cardeal Malcolm Ranjith, após encontro, junto de 12 Bispos, com o Presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena.

Os institutos católicos foram mantidos fechados como medida de precaução, enquanto as mais de 10 mil escolas estatais retomaram suas aulas no dia 6 de maio, sob a supervisão das forças de segurança.

Missas voltam a ser celebradas no Sri Lanka.jpeg

Todas as entradas da Catedral de Santa Lúcia em Colombo, uma das maiores igrejas do país, foram controladas pela polícia. O templo ficou repleto de fiéis, incluindo muitos dos que perderam familiares nos ataques de realizados em 21 de abril.

Na noite de 16 de maio, se celebrará em Negombo uma Missa especial em homenagem às vítimas dos atentados.

O Cardeal Ranjith lastimou a falta de ação das autoridades ao ter conhecimento de rumores sobre os possíveis planos de ataque terrorista no Domingo de Páscoa. “As autoridades receberam estas informações, mas elas não foram comunicadas corretamente e sofremos perdas graves”, lamentou Dom Ranjith. “Esperamos que as autoridades trabalhem agora com os serviços de inteligência e que seja colocada em prática uma estratégia adequada para combater as atividades terroristas no país”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas