Gaudium news > Dom Odilo Scherer eleito Primeiro Vice-presidente do CELAM

Dom Odilo Scherer eleito Primeiro Vice-presidente do CELAM

 

Tegucigalpa – Honduras (Quinta-feira, 16-05-2019, Gaudium Press) Está sendo realizada em Tegucigalpa, em Honduras, a 37ª Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM)

Dom Odilo Scherer eleito Primeiro Vice-presidente do CELAM-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

O encontro de Bispos, que se iniciou na última segunda-feira (13/05), deve prolongar-se até o próximo sábado, 18 de maio.

De acordo com informações fornecidas pelo secretariado do CELAM, o evento tem como objetivo discernir “os sinais dos tempos” na realidade latino-americana e caribenha e projetar um novo período de compromisso pastoral para o quadriênio 2019-2023.

O encontro deve servir ainda para refletir sobre as grandes tendências que marcam a realidade regional abrangida pelo CELAM e discernir os desafios a serem enfrentados para a execução do compromisso pastoral da Igreja.

Além disso, a Semana de Encontro está sendo dedicada à experiência de oração, partilha de vida, de fé e comunhão eclesial, como discípulos e pastores.

Eleições

Ontem, 15/05, durante os trabalhos da Assembleia, foram escolhidos os componentes do Conselho Diretivo do CELAM.

Para o quadriênio 2019 – 2023 foram eleitos pela Assembleia Geral os novos dirigentes do Organismo Episcopal:

-Dom Miguel Cabrejos Trujillo que sucede o Cardeal Ruben Salazar Gomez, será o novo presidente do Conselho Episcopal Latino-americano;

-Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, foi eleito Primeiro vice-presidente do CELAM.
Já no último dia 09 de maio, Dom Scherer havia sido escolhido para representar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), diante do Conselho Episcopal Latino-Americano nos próximos quatro anos.

-Dom Leopoldo José Brenes Cardinal, Arcebispo de Manágua, na Nicarágua, será o Segundo Vice-Presidente. Dom Brenes, sucede Dom Belizário José Da Silva, arcebispo metropolitano de São Luís de Maranhão.

-Dom Juan Carlos Cardenas Toro, Bispo Auxiliar de Cali, na Colômbia, foi eleito pela Assembleia Geral Ordinária como Secretário-geral do CELAM.

-Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Monterrey, Nuevo Leon, será o novo encarregado dos assuntos econômicos do Conselho Episcopal. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas