Gaudium news > Museu de Arte Sacra de Segóvia: ensinar a Fé através da beleza

Museu de Arte Sacra de Segóvia: ensinar a Fé através da beleza

Espanha – Segóvia (Sexta-feira, 24-05-2019, Gaudium Press) A Diocese de Segóvia, Espanha, conta com um novo espaço de catequese através da beleza em seu renovado Palácio Episcopal: o Museu Splendor Fidei, que reúne tesouros do patrimônio de Arte Sacra local. O novo museu faz parte do projeto cultural ‘Segóvia Sacra’ e busca dar uma oportunidade aos fiéis de contemplar os melhores expoentes da Arte Sacra e explicar-lhes seu sentido e seu papel na liturgia e na vida da Igreja.

“Há peças, como cruzes de procissão, que somente podem ser vistas se se vai no dia da festa, porque não estão expostas no resto do ano”, comentou o vigário episcopal, Padre Juan-Cruz Arranz à revista Alfa y Omega, que explicou que a Diocese reuniu as peças de numerosas origens. Estas permanecem sob a modalidade de cessão e podem retornar em qualquer momento aos seus lugares de origem. “Aqui se dá a oportunidade de contemplá-las e ao mesmo tempo se custodiam”.

Museu de Arte Sacra de Segóvia ensinar a Fé através da beleza.png

O museu oferece um percurso com um sentido catequético que dá início com uma seção dedicada ao ‘Kerigma’ (o primeiro anúncio da Boa Nova). Neste lugar se conservam esculturas sobre o mistério da Anunciação e a Encarnação do Senhor. Uma segunda seção é intitulada ‘In hoc signo’ (“Com este sinal”… início da promessa revelada ao imperador Constantino, que aceitou a Cruz e colocou fim à perseguição aos cristãos) e se dedica à Cruz. A terceira seção dedicada aos Sacramentos se intitula ‘Credo’.

Entre as peças mais valiosas do museu se encontram as Custódias do Seminário e da Real Golegiata da Santíssima Trinidade da Granja de Santo Idelfonso, a coroa da Virgem de la Fuencisla ou da Ascenção. Os visitantes poderão apreciar não apenas o museu, mas a edificação mesma do Palácio Episcopal que foi objeto de uma restauração de três anos de duração e que permitiu a conservação do solo original, os móveis e inclusive as cortinas do lugar que serviu durante dois séculos como residência do Bispo e sede da Diocese.

Os fiéis também são convidados a visitar o conjunto monumental de Segóvia Sacra, que se ocupa da restauração e conservação de cinco templos de grande importância histórica: a Catedral de Segóvia e os templos de São Milán, São Martín, dos Santos Justo e Pastor e de São Miguel. Os braceletes de acesso ao Museu Splendor Fidei incluem, segundo suas diferentes tarifas, o acesso aos diferentes templos da rota de Segóvia Sacra. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas