Gaudium news > Dom George Khoury é o novo Bispo da Eparquia Melquita Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo

Dom George Khoury é o novo Bispo da Eparquia Melquita Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo

São Paulo (Segunda-feira, 17-06-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, um novo Bispo para a Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas.

Monsenhor George Khoury foi escolhido para assumir a Eparquia, que, desde fevereiro de 2018, estava vacante. Na época, o Papa Francisco havia autorizado a transferência de Dom Joseph Gébara para a Arquieparquia Greco-Melquita de Petra e Filadélfia, na Jordânia. Desde então, quem conduzia a Eparquia era o Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges, designado como administrador apostólico no dia 23 de maio de 2018.

Dom George Khoury é o novo Bispo da Eparquia Melquita Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo.png

Nascido em 1970, na cidade de Safita, no Estado de Tartous, no noroeste da Síria, Monsenhor George Khoury cursou faculdade de letras em Al-Baath Universidade-Homs, formando-se em 1992. Atuou como professor de língua inglesa nas escolas das periferias da cidade de Safita.

No final de 1994, entrou no convento de São Paulo, em Safita, onde estudou teologia de 1994 a 1998. Sua ordenação diaconal ocorreu em 1998 por Dom Michael Yatim e a sacerdotal aconteceu no ano seguinte, 1999, por Dom Fares Maakaroun. Em 2000, pela autorização do patriarca Makssimos Hakim, foi enviado ao Brasil.

Desde então, atuou como pároco na catedral Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo (SP). Em 2003, foi transferido para a Paróquia de São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Rio de Janeiro. Em janeiro de 2009, recebeu o título de monsenhor.

Possui especialização em Sagradas Escrituras e pós-graduação em Docência do Ensino Religioso pela faculdade Futura, de Votuporanga (SP).

Instituída no dia 26 de maio de 1972 pelo Papa Paulo VI, a eparquia é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, sendo uma das igrejas Sui Iuris. Sua Sé é a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso, na cidade de São Paulo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas