Gaudium news > Associação de Líderes Católicos Latinos manifesta sua indignação à lei que viola segredo de Confissão

Associação de Líderes Católicos Latinos manifesta sua indignação à lei que viola segredo de Confissão

Estados Unidos – Califórnia (Terça-feira, 18-06-2019, Gaudium Press) Através de um comunicado divulgado nesta semana, a Associação de Líderes Católicos Latinos (CALL, na sigla em inglês) manifestou sua indignação com o projeto de lei SB 360, que violaria o segredo de confissão no estado da Califórnia (Estados Unidos).

De acordo com o documento, o projeto de lei é “uma tentativa de minar a liberdade religiosa, pois os católicos se aproximam do sacramento da Confissão para examinar suas consciências e pedir a absolvição”.

confissão.jpg

“Esta prática é única para a nossa Fé Católica e qualquer tentativa por parte do governo de legislar sobre o que é sagrado só pode ser vista como um ataque contra os católicos e uma violação da liberdade religiosa concedida pela Constituição dos Estados Unidos”, ressalta o comunicado.

Originalmente, o projeto de lei ordenava que os sacerdotes da Califórnia quebrassem o sigilo de confissão sempre que tivessem conhecimento ou suspeita de abuso infantil, ao escutar a confissão de qualquer penitente.

Posteriormente, o texto foi alterado pelo comitê de designação do Senado entretanto, ainda obrigaria os sacerdotes a informarem para as autoridades policiais sobre qualquer conhecimento ou suspeita de casos de abuso infantil a partir de informações obtidas através da confissão de outro sacerdote. O projeto segue para o plenário onde será debatido e votado.

Após manifestar o horror em relação aos abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero e expressar total solidariedade às vítimas, os líderes latinos ressaltaram que “não se pode permanecer em silêncio quando uma pessoa eleita tenta legislar para estabelecer limites à nossa liberdade religiosa. O projeto SB 360 não pode ser realizado, não protege as crianças e só pode ser descrito como um ataque veemente contra nossa fé e práticas católicas. Por favor, oponham-se ao projeto SB 360”, diz uma carta enviada a Anthony Rendon, presidente da Assembleia Legislativa da Califórnia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas