Gaudium news > Papa nomeia novo Bispo para a Diocese mineira de Guanhães

Papa nomeia novo Bispo para a Diocese mineira de Guanhães

Minas Gerais – Guanhães (Quarta-feira, 19-06-2019, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 19, o Papa Francisco nomeou Dom Otacílio Ferreira de Lacerda como Bispo da Diocese de Guanhães (MG). O prelado, que era Bispo titular de Tulana e auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), foi transferido do ofício atual e assumirá a diocese situada na região centro-oriental de Minas Gerais.

Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Guanhães Foto CNBB.jpg

A Diocese de Guanhães estava vacante desde julho de 2018, quando o Papa aceitou a renúncia do seu então Bispo, Dom Jeremias Antônio de Jesus, por motivo de saúde. Até o momento a Diocese estava contando com a administração apostólica de Dom Darci José Nicioli, Arcebispo de Diamantina (MG).

Nascido em 17 de novembro de 1960, na cidade mineira de Itapiruçu, Diocese de Leopoldina, o prelado completou os estudos de Filosofia no Mosteiro de São Bento, em São Paulo em 1983, e de Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo em 1987. Estudou Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993-1996) e fez um curso sobre a realidade amazônica, em Manaus (2000-2001).

Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988 e incardinado na Diocese de Guarulhos (SP), na qual desempenhou os seguintes cargos: vigário paroquial e pároco de Nossa Senhora do Bom Sucesso, superintendente da Caritas Diocesana, administrador paroquial e pároco de Santo Alberto Magno, coordenador da Pastoral ad intra, assessor da Pastoral da Juventude, vigário regional, representante dos presbíteros do Regional Sul 1, vigário episcopal para o Clero, vigário forâneo da Forania Imaculada, pároco de Santo Antônio, em Guarulhos (Gopoúva) e vice-ecônomo diocesano. Além disso, trabalhou por dois anos como sacerdote fidei donum na Diocese de Ji-Paraná, em Rondônia.

Em 21 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo titular de Tulana e auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Sua ordenação episcopal foi em 18 de março de 2017. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas