Gaudium news > Lei que proíbe uso de símbolos religiosos no trabalho é aprovada no Canadá

Lei que proíbe uso de símbolos religiosos no trabalho é aprovada no Canadá

Canadá – Quebec (Quarta-feira, 19-06-2019, Gaudium Press) No último domingo, 16, foi aprovada na província de Quebec (Canadá) uma lei proibindo que funcionários públicos utilizem símbolos religiosos durante o horário de trabalho.

Promovido pelo ministro de Imigração, Diversidade e Inclusão de Quebec, Simon Jolin-Barrette, o projeto atinge diversos profissionais do setor público, dentre os quais destacamos professores, policiais e juízes, proibindo por exemplo o uso de crucifixos.

Símbolos religiosos no trabalho.jpg

De acordo com o primeiro-ministro de Quebec, François Legault, em entrevista ao jornal The New York Times, a lei é apoiada pela maioria na província, sendo uma medida necessária para a separação entre religião e Estado. Já os críticos da lei indicam que ela viola a liberdade de religião e expressão.

Os símbolos religiosos tem sido tema de debate nos últimos anos na Europa. Em 2017, por exemplo, o Tribunal de Justiça da União Europeia proibiu o uso de símbolos religiosos no local de trabalho, baseando-se em regras internas de empresa que exigem vestimenta neutra.

Outros países, tais como Alemanha, Áustria e França, também chegaram a proibir de alguma forma o uso de símbolos religiosos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas