Gaudium news > JMJ 2022 – Lisboa: Papa anuncia temas para o encontro de jovens

JMJ 2022 – Lisboa: Papa anuncia temas para o encontro de jovens

Cidade do Vaticano (Terça-feia, 25-06-2019, Gaudium Press) No último fim de semana, no Vaticano, enquanto falava aos jovens participantes do XI Fórum Internacional da Juventude dedicado ao Sínodo e à Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’, (-iniciativa promovida pela Santa Sé-), o Papa Francisco anunciou:

JMJ 2022 - Lisboa-Papa anuncia temas para o encontro de jovens.jpg

“A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”.

Na ocasião, foram também anunciados os temas escolhidos para o itinerário de três anos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que deve culminar com a celebração internacional do evento que será realizado em Lisboa, no verão de 2022.

Ainda em seu discurso, o Papa manifestou a intenção de que estes temas promovam uma “harmonia” entre o itinerário para a JMJ 2022 e o caminho da Igreja Católica após o Sínodo dedicado às novas gerações, realizado em outubro de 2018.

Disse o Pontífice:
“Desejo que haja uma grande sintonia entre o itinerário para a JMJ de Lisboa e o caminho pós-sinodal.
Não ignorem a voz de Deus, que impele a levantar e seguir os caminhos que Ele preparou para vocês.
Como Maria, e junto com ela, sejam portadores da sua alegria e do seu amor, todos os dias”.

O Tema da JMJ 2022

A 37ª Jornada Mundial da Juventude a ser realizada em terras de Portugal, terá como tema uma passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) que trata da visita de Nossa Sem hora a sua prima Santa Isabel, mãe do precursor de Jesus São João Batista.

Preparando-se para celebrações da 37ª JMJ, já em 2020 acontecerá a realização da JMJ nível diocesano nas várias comunidades católicas, no Domingo de Ramos que, em 2020, será comemorado a 5 de abril.

“Jovem, eu te digo, levanta-te!” 

Para esta JMJ Diocesana, o tema escolhido por Francisco foi:
“Jovem, eu te digo, levanta-te!” (Lc 7, 14), uma ordem que Nosso Senhor Jesus Cristo deu ao ressuscitar o jovem filho único de uma viúva. Um acontecimento de particular fragilidade dentro do contexto do mundo judaico daquela época e que pode ser aplicado para nossos dias.

“Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!”

Para a celebração também a nível diocesano que será realizada a 28 de março de 2021, o Papa propôs como tema para reflexão a passagem do livro bíblico dos Atos dos Apóstolos relativa à conversão de São Paulo: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16).

Palavras do Papa: um só corpo

Ainda na ocasião do encontro com os jovens, Francisco disse que eles são o “hoje de Deus, o hoje da Igreja”:

“A Igreja tem necessidade de vocês para ser plenamente ela própria.
Como Igreja, são o Corpo do Senhor Ressuscitado, presente no mundo. Peço que se lembrem sempre que são membros de um único corpo, estão ligados uns aos outros e não sobrevivem sozinhos”.

As JMJ

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido ainda em 1985, em Roma, durante o Ano Internacional da Juventude.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade, previamente escolhida.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica têm se constituído em verdadeiros acontecimentos religiosos e culturais que durante uma semana reúnem centenas de milhares de jovens oriundos de comunidades católicas de todo o mundo. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas