Gaudium news > China proíbe funeral público de bispo católico

China proíbe funeral público de bispo católico

Lisboa-Portugal (Terça-feira, 25-06-2019, Gaudium Press) De acordo com a Agencia Ecclesia, autoridades comunistas chinesas proibiram que fosse realizado funeral público e o enterro em cemitério católico do Bispo de Tianjin, Dom Stefano Li Side, que faleceu no último dia 8 deste mês de junho, aos 92 anos.

China proíbe funeral público de bispo católico-Foto Vatican News.jpeg

O organismo do Governo comunista chinês para controle da Igreja Católica, proibiu o enterro do bispo de Tianjin num cemitério católico e “condicionou fortemente as cerimónias fúnebres”.

Dom Stefano Li Side

Dom Stefano Li Side nasceu a 3 de outubro de 1927, em Zunhua (Hebei), numa família tradicional católica, foi ordenado presbítero a 10 de julho de 1955, depois de ter estudado, por exemplo no Seminário de Wen Sheng, em Pequim.

A Associação Patriótica que foi instituída em 1958 pelo regime comunista chinês “como forma de controlar a vida da Igreja Católica”.

O, então, padre Stefano Li Side foi preso até fevereiro de 1962; em fevereiro de 1963 foi novamente encarcerado, até 1980.

A 15 de junho de 1982 foi ordenado em segredo como bispo de Tianjin, e nunca foi reconhecido pelo governo comunista; em 1989 foi preso pela terceira vez, depois de participar da Assembleia da Conferência Episcopal Chinesa que pediu maior liberdade religiosa ao regime de Pequim.

Em 1991, D. Stefano Li Side regressou à catedral de São José em Tianjin e no ano seguinte as autoridades obrigaram-no a viver na aldeia de Liang Zhuang Zi.

Conforme afirmou o padre Ricardo Teixeira, sacerdote dehoniano que viveu quatro anos na China, o Bispo falecido “Era um homem de um amor enorme à Igreja e o amor dele pelo país – não pelo governo, mas pelo país – não era menor. E também pela cultura. 

Posso dizer que amava muito a Igreja e amava muito a China”,

Dom Stefano Li Side foi “sempre fiel ao Vaticano e ao Papa”. Por causa disso ele estava em são domiciliária, desde 1992.

O bispo Dom Stefano Li Side que pertencia à chamada Igreja Clandestina, ou seja, à Igreja fiel ao Papado e passou “quase duas décadas em campos de trabalhos forçados”.

Conta o Padre Ricardo Teixeira

O padre Ricardo Teixeira, recorda ainda que também o bispo coadjutor, Dom Melchor Shi Hongzhen, que tem 92 anos, “está em prisão domiciliária”.

Tianjin, “é uma diocese com os dois bispos presos”, observou, realçando o exemplo “absolutamente extraordinário” de coragem e fidelidade desta comunidade católica.

A Diocese de Tianjin tem cerca de 100 mil fiéis para “40 sacerdotes oficiais e 20 não oficiais ou subterrâneos”, da chamada Igreja Clandestina.

Padre Ricardo é português, tem 39 anos de idade e viveu durante cerca de quatro anos na República Popular da China, entre 2013 e 2017,onde entrou em contato com a chamada Igreja Clandestina que é fiel ao Papa, tendo celebrado Eucaristias na Diocese de Tianjin.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas