Gaudium news > Fundadora das Filhas de São Camilo será canonizada em outubro

Fundadora das Filhas de São Camilo será canonizada em outubro

Roma (Quinta-feira, 11-07-2019, Gaudium Press) Recentemente a Santa Sé informou que em 13 de outubro próximo serão canonizados cinco beatos.

Fundadora das Filha de são Camilo será canoizada em outubro-Arquivo Gaudium Press.jpg

Entre os novos canonizados estará Madre Giuseppina Vannini, fundadora da Congregação das Filhas de São Camilo.

A propósito da anunciada canonização da religiosa italiana, irmã Bernardette Rosoni, que é postuladora das causas de canonização da Congregação disse:
“Vivemos este anúncio como um momento de grande alegria. Depois de São Camilo, a Madre Giuseppina Vannini é a primeira santa de nossa Congregação”.

Irmã Rosoni falou do testemunho de santidade que Madre Vannini deixou. Ela salientou sobretudo a atenção aos enfermos e mais necessitados:
“Cuida dos pobres e enfermos com o mesmo amor, como se uma mãe amorosa cuidasse de seu único filho enfermo. Este foi o mandato que deixou Madre Vannini e que ainda vivemos hoje no mundo”.

Beata Giuseppina Vannini

A Beata Giuseppina Vannini nasceu em Roma em 7 de julho de 1859. Depois de ficar órfã muito cedo, foi confiada aos cuidados das Irmãs Vicentina que tornaram sua família por 17 anos.

Vivendo em ambiente de vida consagrada, não tardou nascer na alma de Giuseppina o desejo de também entrar para a vida religiosa e nela se consagrar a Deus.

Mas, seu caminho de discernimento vocacional não foi fácil.

Ela encontrou pela frente várias dificuldades: teve que viver com sua tia e seus irmãos que logo trataram de convencê-la a abandonar a ideia de tornar-se religiosa.

Porém, assim que cumpriu 32 anos de idade, depois de um encontro com o sacerdote Padre Luigi Tezza, sua vida mudou e ela deu um rumo definitivo a ela.

Formando uma comunidade religiosa

Os padres camilianos, uma comunidade religiosa que se dedica ao apostolado hospitalar, haviam encarregado ao Padre Tezza a formação de uma comunidade religiosa feminina que compartisse com a espiritualidade camiliana.

Em Roma, em um encontro com o Padre Pezza, o sacerdote propôs a Giuseppina restaurar as Terciarias de São Camilo, um trabalho que foi logo aceito por ela com entusiasmo e que resultou na fundação das Filhas de São Camilo em 2 de fevereiro de 1892.

O Instituto que tem um carisma que ainda está vivo e presente no mundo e que tem sua fonte e inspiração no Sagrado Coração de Jesus enquanto manifestando-se na caridade para com os enfermos e necessitados, aos poucos, difundindo-se de Roma para toda a Itália, depois para a Bélgica e América do Sul.

A Fundadora da Congregação das Filhas de São Camilo faleceu em Roma com fama de santidade. Era l dia 23 de fevereiro de 1911.
Madre Giuseppina Vannini foi beatificada em 16 de outubro de 1994 por São João Paulo II.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas