Gaudium news > Espanha prepara homenagens ao seu padroeiro São Tiago Apóstolo

Espanha prepara homenagens ao seu padroeiro São Tiago Apóstolo

Espanha – Santiago de Compostela (Sexta-feira, 12-07-2019, Gaudium Press) No próximo dia 25 de julho será solenidade de São Tiago Apóstolo, padroeiro da Espanha; uma festa que se viverá de forma grandiosa em Santiago de Compostela, onde se encontra o túmulo do discípulo de Jesus.

Espanha prepara homenagens ao seu padroeiro São Tiago Apóstolo.jpg

Nesta ocasião, pelas obras de restauração que se adiantam na Catedral em vista ao Jubileu Compostelano que se celebrará em 2021, os principais atos ocorrerão nas igrejas de São Francisco e São Marín Pinario; no entanto, o acesso ao templo catedralício permanecerá aberto diariamente das 09h às 20h, entre os dias 15 a 23 de julho, para os peregrinos.

Os eventos começarão na próxima segunda-feira, 15 de julho, com a Novena em honra do Glorioso Apóstolo Santiago que se desenvolverá diariamente até o dia 23 de julho às 20h na igreja de São Francisco.

De 15 a 17, as pregações correrão por conta de Dom José Antonio Seoane Ares, Vigário Episcopal Territorial de Santiago. Enquanto que entre os dias 18 a 20, a Novena será pregada pelo Padre Miguel de la Mata Merayo, OFM, Guardião da Fraternidade de Santiago. Já nos dias 21, 22 e 23 de julho se contará com as pregações de Dom Jesús Fernández González, Bispo Auxiliar de Santiago de Compostela.

Momento importante será a celebração das Vésperas Solenes às 20h do dia 24 de julho. Devido aos trabalhos de recuperação da Catedral, a comemoração litúrgica se desenvolverá na igreja de São Martín Pinario.

No dia 25 de julho, solenidade do Apóstolo Santiago, o mesmo templo acolherá às 10h30 a Missa Pontifical com a Oferenda Nacional ao Padroeiro da Espanha.

Para a ocasião são esperados centenas de peregrinos do Caminho de Santiago que os dias prévios à solenidade do Apóstolo realizaram algum dos caminhos da rota jacobina. A comemoração também será preparatória ao Ano Santo Compostelano que se celebra em Santiago de Compostela cada vez que a festa do Apóstolo coincide com o domingo. O próximo será em 2021.

São Tiago Apóstolo e o padroeiro da Espanha desde 1630, ano no qual o Papa Urbano VIII decretou que ele fosse o único Padroeiro da Nação Espanhola. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas