Gaudium news > Sete milhões de poloneses percorrem o país em rotas de peregrinação

Sete milhões de poloneses percorrem o país em rotas de peregrinação

Polônia – Varsóvia (Terça-feira, 16-07-2019, Gaudium Press) Através de uma coletiva de imprensa, a Secretaria da Conferência do Episcopado Polonês (KEP) em Varsóvia destacou a grande importância que as peregrinações tem para a vida de Fé dos católicos do país. Na temporada de verão milhões de fiéis aproveitam o bom clima para unir-se em rotas de peregrinação por todo o território e manifestar abertamente sua Fé.

Sete milho?es de poloneses percorrem o pai?s em rotas de peregrinac?a?o.jpeg

“Um cristão é um ‘homo viator’, uma pessoa que sempre está à caminho”, comentou aos jornalistas o Secretario da KEP, Dom Artur Mizinski. “Toda nossa vida é uma grande peregrinação, nos dirigimos à casa do Pai. Somos um povo peregrino, como Igreja também somos um povo peregrino”. Esta realidade se representa nas peregrinações aos diversos Santuários, que gozam de uma notável popularidade na Polônia.

Segundo indicou o Padre Marek Tomczyk OSPPE, diretor da 308ª Peregrinação de Varsóvia, em 2018 uma cifra de 4.3 milhões de peregrinos chegaram somente ao Santuário de Jasna Gora. No total, “cerca de 7 milhões de poloneses visitam os lugares de culto a cada ano, o que em porcentagem também dá um bom resultado, porque os 32 por cento dos poloneses declaram que ao menos uma vez na vida participaram de uma peregrinação, em diversas formas, em diferentes lugares”, indicou Dom Mizinski.

As peregrinações polonesas tomam forma às vezes pouco comuns, como a peregrinação noturna de Miedniewice a Niepokalanów. “Oramos durante esta peregrinação pela renovação de nossas famílias. Estamos indo há cinco anos”, explicou Slawomir Kaniasty, coorganizador da peregrinação. “Um grupo de 200 a 300 peregrinos camina 21 quilômetros. Rezamos o Rosário, celebramos conferências, rezamos a Via Sacra, recitamos a Coroinha da Divina Misericórdia e, ao mesmo tempo, o grupo em Niepokalanow reza no Santuário”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas