Gaudium news > Abolir o uso do plástico, meta para o Estado do Vaticano

Abolir o uso do plástico, meta para o Estado do Vaticano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 19-07-2019, Gaudium Press) O Estado da Cidade do Vaticano começou a reduzir o consumo do plástico e espera ter abolido completamente o seu uso até ao final deste ano civil, tendo proibido a venda de plástico descartável.

Abolir o uso do plástico, meta para o Estado do Vaticano.jpg

O site do ‘Vatican News’ informou que a venda de plástico descartável foi proibida e esperam que até ao final do ano termine o stock.
Atualmente, 55% dos resíduos são diferenciados e o objetivo é em três anos conseguir uma meta de 70-75% de reciclagem.

O responsável pelo Serviço de Jardinagem e Limpeza Urbana do Vaticano, Rafael Ignacio Tornini explicou que foi preciso muito trabalho para mudar “mentalidades” e os funcionários dos “resíduos especiais” tiveram também formação especifica para isso .

Rafael diz que nestes primeiros seis meses conseguimos reduzir a proporção do não reciclável para 2%, portanto, uma taxa de 98%”.

Neste contexto, ele observa que “mais difícil é a situação do não reciclável” na Praça São Pedro com “milhares de turistas todos os dias” onde “o não reciclável incide um pouco sobre todo o resto”.

“Debaixo das colunatas colocamos recipientes específicos para o plástico e devo dizer que funciona, pois recolhemos cerca de dez quilos por dia”, exemplifica.

Segundo Rafael Ignacio Tornini, no Vaticano fazem adubo com o lixo orgânico e com a poda das plantas, cerca de “400 toneladas de material” e, desta forma, trabalham “para colocar no mercado a menor quantidade de resíduo possível”.

“O que descartamos tentamos reutilizá-lo no jardim, no Vaticano ou em Castel Gandolfo, como fertilizante de boa qualidade”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas