Gaudium news > Príncipe Polonês deixa tudo, torna-se sacerdote e hoje é Beato

Príncipe Polonês deixa tudo, torna-se sacerdote e hoje é Beato

Redação (Sexta-feira, 02-08-2019, Gaudium Press) Neste dois de agosto a Igreja na Polônia exalta a memória de Augusto Czartoryski, salesiano que trocou pelo sacerdócio sua vida de príncipe da nobreza polonesa e hoje é festejado como Beato da Igreja Católica.

São Rafael Kalinowski e São João Bosco tiveram grande influência sobre este beato de origem polonesa.

Principe Polones deixa tudo, torna-se sacerdote e hoje é Beato.jpg

Augusto Czartoryski

Augusto nasceu em 2 de agosto de 1858, em Paris, França.

Seus pais foram o príncipe polonês Ladislao Czartoryski e a duquesa espanhola María Amparo Muñoz y Borbón e encontravam-se exilados na França.

No tempo de Augusto Czartoryski a Polônia era um país que, desde 1795, teve seu território dividido e distribuído entre as grandes potências mundiais da época.

A família de Augusto sonhava com o renascimento de sua pátria e tinha esperanças de que seu filho ajudasse nesta causa a partir de sua posição econômica.

Mas, o Príncipe e futuro Beato percebeu que sua vocação era outra: ele não fora feito para a vida na corte.

Com 20 anos, escreveu ao seu pai confidenciado-lhe que estava cansado da vida mundana, sobretudo das festas e banquetes.

Dois Santos em sua vida

Augusto Czartoryski teve como professor, por um período de três anos, Rafael Kalinowski.

O também polonês Rafael Kalinowski, -canonizado por São João Paulo II em 1991- contribuiu poderosamente para que ele discernisse sua vocação.

Entretanto, o acontecimento decisivo para que ele seguisse sua vocação foi o encontro que ele teve com um outro santo: São João Bosco.

Dom Bosco estava em Paris e quem acolitou a Missa que ele celebrava foi Augusto Czartoryski que tinha, então, 25 anos.

A partir de então, conhecendo mais Dom Bosco, passou a tê-lo como modelo de santidade e, com isso, discerniu definitivamente sua vocação como tendo sido chamado por Deus para a vida religiosa como salesiano.

Mas, Dom Bosco sempre teve uma atitude de grande cautela quanto à aceitação do príncipe na congregação e quem resolveu a dúvida do Fundador dos Salesianos foi o Papa.

O Papa Leão XIII a Dom Bosco que o jovem Príncipe fosse aceito e pertencesse `família de almas dos salesianos “até a morte”.

Os anos se passaram e enquanto o Príncipe Augusto Czartoryski preparava-se para o sacerdócio São João Bosco faleceu mas não foi empecilho para que ele emitisse seus votos como salesiano e, em 2 de abril de 1892, fosse ordenado sacerdote.

Na lembrança da primeira Missa que celebrou, estava escrito um fragmento do Salmo 83:

“Para mim, um dia em vossos átrios vale mais que milhares fora deles. Felizes os que habitam em vossa casa, Senhor: aí eles vos louvam para sempre”.

Sua vida de sacerdote foi curta. Depois de um ano de ordenado ele ficou doente e veio a falecer na cidade de Alassio na Itália. Augusto morreu em 8 de abril de 1893, sentado na poltrona que Dom Bosco havia usado.

Seus restos mortais foram transportados para a Polônia e enterrados na cripta paroquial de Sieniawa, ao lado dos túmulos de sua família, onde um dia Augusto tinha feito sua primeira comunhão.

Ele foi beatificado por São João Paulo II em 25 de abril de 2004.

Testemunho de um Cardeal

O Cardeal Cagliero resume assim o último período de vida do jovem sacerdote:

“Ele não era mais deste mundo!

Sua união com Deus, a perfeita conformidade com a vontade divina na doença agravada, o desejo de conformar-se a Jesus Cristo nos sofrimentos e aflições, fizeram dele heroico na paciência, calmo no espírito e invencível, mais do que na dor, no amor de Deus”.(JSG)

Principe Polones deixa tudo, torna-se sacerdote e hoje é Beato1.jpg

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas