Gaudium news > Ano Missionário especial em Portugal – Curso de Missiologia aberto a todos

Ano Missionário especial em Portugal – Curso de Missiologia aberto a todos

Lisboa – Portugal (Sexta-feira, 02-08-2019, Gaudium PressNo ano especial para a Igreja Católica em Portugal, o presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) afirma que o Curso de Missiologia que será realizado entre os dias 26 e 31 de agosto, em Fátima, é “para todos os batizados”.

Ano Missionário especial em Portugal - O Curso de Missiologia é aberto a todos-foto gaudium press.jpg

Em declarações feitas à Agencia Ecclesia, o padre Adelino Ascenso disse: “Pretendemos que as pessoas se consciencializem que todos somos missão, como diz o Papa Francisco. Neste curso pretendem dar uma abertura, aquilo que é principalmente a questão teológica, a Sagrada Escritura que é um dos pontos fundamentais, e depois o que é a missão”.

Ano Missionário Especial

A Igreja Católica vive um Ano Missionário especial, até outubro, numa proposta da Conferência Episcopal Portuguesa.

O presidente dos IMAG espera que se “respire o ambiente” deste ano com o curso, que é “oportuno e começou nos anos 80 do século passado”.

‘Batizados e enviados’ é o tema da formação e o padre Adelino Ascenso lembra que “pelo batismo cada um se torna missionário, se torna enviado”, e é preciso “fortalecer no interior, no coração, a necessidade da saída”.

“A saída que não é só romper fronteiras geográficas, mas, principalmente, fronteiras interiores, sair de nós próprios, da nossa autorreferencialidade, sair do nosso egoísmo. Só saindo de nós próprios é que poderemos ser verdadeiramente missionários”, afirmou ele.

Escuta

Padre Adelino esteve durante 12 anos no Japão e destaca que “um dos elementos fundamentais é a escuta”, algo que aprendeu com a sua experiência: “Temos de ir e aprender, ir e estar com as pessoas, ir e caminhar com as pessoas, ir e escutar”.

“Podemos ter uma tal sede de ensinar e falar que nos esquecemos aquilo que o outro tem para nos dizer e que tem para nos ensinar, teremos que passar por uma desconstrução para que depois haja uma verdadeira construção ou reconstrução”, disse o presidente do IMAG.

O Curso

O Curso de Missiologia, promovido pelos Institutos Missionários Ad Gentes – IMAG, tem o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) em Portugal.

“É um curso intensivo de uma semana que é uma oportunidade, infelizmente temos poucas ofertas a cursos de missiologia, à missiologia em si”, observou o padre Adelino Ascenso, adiantando que no programa “há uma tertúlia missionária”, na manhã do último dia, antes da avaliação.

O curso encerra-se com a Eucaristia, presidida por D. Manuel Linda (bispo do Porto), presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, a partir das 11h30.

O curso de missiologia é bienal e a edição 2019 corresponde ao 2.º ciclo, com um diploma que se “obtém após a frequência dos dois anos”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações ECCLESIA)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas