Gaudium news > Na Índia, cresce violência contra cristãos: 158 casos em 2019

Na Índia, cresce violência contra cristãos: 158 casos em 2019

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 08-08-2019, Gaudium Press) A partir de 2014, a violência contra os cristãos aumentou.
Frequentemente essa violência é obra de grupos extremistas hinduístas, fomentados por “discursos de ódio religioso” difundidos pela internet e nas redes sociais.

Na Índia, cresce violência contra cristãos-158 casos em 2019-Foto Arquivo GaudiumPress.jpg

Seis meses de 2019

Transcorridos seis meses deste ano de 2019, em 23 diferentes estados da Índia, foram registrados 158 episódios de violência contra cristãos.

Destes atos de violência carregados de conotação religiosa resultaram ferimentos em 110 mulheres e 89 crianças.

Essas informações foram fornecidas United Christian Forum (UCF), organização que criou um canal através de uma linha telefônica especificamente para receber denúncias e pedidos de assistência em casos de violência.

Insegurança em 90% do território indiano

De acordo com uma nota divulgada pela Agencia Fides, entre os 158 incidentes registrados pelo “Helpline” da United Christian Forum (UCF), 130 dizem respeito a ataques ou intimidações e ameaças por parte de grupos violentos que agrediram fiéis pacificamente reunidos em igrejas ou em encontros de oração.

Esses dados justificam a afirmação de que “Isso significa que, praticar a própria fé está se tornando um motivo de insegurança em 90% do território indiano”, denuncia a organização.

As conclusões da UCF levam a, lamentavelmente, poder-se afirmar que “A violência impune tornou-se uma norma no país, onde nenhum partido político assumiu uma posição forte contra tais atos de intimidação contra as minorias religiosas”.

As omissões da polícia indiana

As informações do United Christian Forum trazem no seu interior o conhecimento de uma outra tendência preocupante: a recusa da polícia em registrar o “First Information Record” (FIR), que é a denúncia contra os autores de violência.

O informe do UCF indica que “somente em 24, dos 158 incidentes, foi possível efetivar uma denúncia contra os culpados”.

O informe denuncia ainda que a “inação da polícia” foi percebida em 11 Estados governados por partidos leigos e em 12 Estados onde estão no governo partidos marcadamente hinduístas.

Entre os Estados que registram o maior número de violências contra os cristãos, está Uttar Pradesh com 32 incidentes de violência, seguido por Tamil Nadu, com 31 incidentes.

Uniformidade no Modo de praticar os atos de violência

“O modus operandi seguido em todos estes episódios é sempre o mesmo: uma multidão acompanhada pela polícia irrompe em um momento de oração gritando slogans, agredindo os fiéis, inclusive mulheres e crianças. Então os pastores são presos ou detidos pela polícia com a falsa acusação de conversões fraudulentas”, explica a nota do UFC, constatando também que “Tais casos são de tal forma corriqueiros, que ninguém tem tempo para condená-los, nem políticos, nem a sociedade civil ou líderes religiosos”.

Violências aumentaram a partir de 2014

O United Christian Forum observa um aumento constante na violência contra os cristãos, a partir de 2014.

“Em 2014 houve cerca de 150 incidentes, em 2015 e 2016 foram cerca de 200. Em 2017 e 2018 chegaram a 250 e 300 casos, respectivamente. Em 2019, há uma média de 26 incidentes a cada mês”.

Perseguição por causa da Fé

Tehmina Arora, diretora da unidade indiana da “Alliance Defending Freedom” (ADF), associação comprometida na defesa dos direitos cristãos, afirma que “Ninguém deveria ser perseguido por causa de sua fé. É preocupante ver esses terríveis atos sectários continuarem, mesmo depois de uma série de indicações dadas ao governo pela Suprema Corte. A polícia e as administrações locais, responsáveis pela lei e ordem, devem agir rapidamente e contra qualquer pessoa que promova violência em massa”, afirma.

Relatos da mídia dão conta de que esses atos anticristãos são frequentemente realizados por grupos extremistas hinduístas, fomentados por “discursos de ódio religioso” postados na internet e nas redes sociais.

Segundo a “Alliance Defending Freedom”, os sentimentos e os atos anticristãos na Índia cresceram desde que o governo federal passou a ser dirigido pelo partido nacionalista hinduísta do qual faz parte o primeiro ministro Narendra Modi, que em 2019 iniciou seu segundo mandato.

Os números na Índia

De uma população de indianos que chega 1,3 bilhão, 966 milhões são hinduístas, ou seja, 80% .

Os muçulmanos com 172 milhões de seguidores formam 14% da população.

Com um contingente minoritário de 29 milhões de fiéis, os cristãos formam 2,3% da população. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas