Gaudium news > Intenção de Oração do Papa para o mês de setembro

Intenção de Oração do Papa para o mês de setembro

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 02-09-2019, Gaudium Press) Acaba de ser divulgado o “Vídeo do Papa” de setembro, nele Francisco propõe aos fiéis do mundo inteiro sua intenção de oração: “a proteção dos mares e oceanos, muitos dos quais ameaçados”.

Intenção de Oração do Papa para o mês de setembro.Foto Gaudium Press.jpg

Mares e Oceanos

O Papa chama a atenção para os espaços que “contêm a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos”: os mares e oceanos.

Preocupado com o estado atual de muitos mares e oceanos, o Papa pede a todos os católicos que rezem para que os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos para encontrar medidas de proteção.

Cuidar dos mares e oceanos

Segundo o Vídeo divulgado, atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos, a cada ano, causando, entre outros, prejuízos e a morte de 100 mil espécies marinhas.

A gravidade dessa realidade está no fato de que a maioria dos plásticos permanece intacta, por décadas ou séculos.

Além disso, afirma o vídeo, os plásticos que se deterioram acabam se tornando micro plásticos, que peixes e os outros animais marinhos acabam ingerindo. Isso acarreta, segundo ele, uma cadeia alimentar global contaminada.

O desafio para Francisco

Em seu “Vídeo do Papa”, Francisco fala do grave desafio de proteger os oceanos.

De fato, ressalta ele, o fito-plâncton oceânico é responsável pela produção de mais da metade do oxigênio do planeta. Logo, pode-se dizer que os oceanos são um dos dois “pulmões” do mundo. Para enfrentar o problema da gestão injusta dos mares, é necessário uma “abordagem interdisciplinar”, que não pode ignorar a pessoa humana.

Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa, cujo diretor é o Padre Frédéric Fornos, é uma obra Pontifícia cuja missão é mobilizar os católicos, mediante a oração e a ação, para os desafios da humanidade e da missão da Igreja.

O Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, o jesuíta Padre Frédéric Fornos, recorda que, ano passado, para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, Francisco chamou a atenção para proteger os ecossistemas marítimos.

Diante desta emergência, disse o Papa, somos chamados a comprometer-nos com uma mentalidade ativa, rezando, como se tudo dependesse da Providência divina, e trabalhando como se tudo dependesse de nós.

Padre Fornos diz ainda que, em setembro deste ano, Francisco nos convida a rezar e agir pela proteção dos oceanos e, de maneira especial, convida os católicos a se recordar que a “nossa solidariedade com a Casa comum nasce da nossa fé. A criação é um projeto do amor de Deus pela humanidade”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas