Gaudium news > A caminho de Moçambique, Papa inicia sua 31ª Viagem Apostólica

A caminho de Moçambique, Papa inicia sua 31ª Viagem Apostólica

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-09-2019, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 04/09, o Papa Francisco 31a viagem apostólica.

 

A caminho de Moçambique, Papa inicia sua 31ª Viagem Apostólica-Foto VaticanNews.jpg

O Papa embarcou no Aeroporto de Roma com destino a Maputo, capital de Moçambique, numa viagem que dura cerca de 10h30 de voo para percorrer 7.836 quilômetros.

O avião papal sobrevoará, além da Itália, mais oito países: Grécia, Egito, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia, Malauí e Zâmbia.

A chegada está prevista às 18h30 locais.

A viagem iniciada hoje não o levará somente a Moçambique. O roteiro do Papa inclui também Madagascar e Maurício.

Antes de deixar Roma

Antes de deixar seus aposentos na Casa Santa Marta e rumar para o Aeroporto de Roma, o Papa recebeu 12 pessoas assistidas pela Igreja que são provenientes de Moçambique, Madagascar e Maurício. O grupo estava acompanhado pelo Esmoleiro do Papa, cardeal Konrad Krajewski.

Também, antes de iniciar a viagem, Francisco publicou um tuíte no qual convida os fiéis a se unirem a ele em oração, para que “Deus, Pai de todos, consolide em toda a África a reconciliação fraterna, única esperança para uma paz sólida e duradoura”.

Moçambique

No aeroporto de Maputo, o Pontífice será acolhido protocolarmente pelo presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e pela primeira-dama.

Duas crianças vestidas com trajes tradicionais oferecerão flores ao Pontífice será recebido também por um grupo de fiéis, além de autoridades civis e eclesiásticas.

Após a execução dos hinos e a apresentação das honras militares, as delegações serão apresentadas e haverá uma saudação aos bispos de Moçambique. Não estão previstos discursos.

Em seguida, o Papa Francisco dirige-se até a Nunciatura Apostólica percorrendo cerca de 7 quilômetros de papamóvel. O Papa pernoita na Nunciatura.

Quinta-feira

Na quinta-feira, 05 de setembro, iniciam-se as atividades oficiais do Pontífice.

Ele começa a programação do dia realizando uma visita de cortesia ao presidente, no palácio presidencial “Ponta Vermelha” e logo terá o encontro com as autoridades, com a sociedade civil e o corpo diplomático.

Em seguida, o Papa participará de um encontro os jovens no Pavilhão Esportivo de Maxaquene.
Francisco almoçará na Nunciatura.

À tarde, na Catedral da Imaculada Conceição, terá um encontro com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, consagrados, seminaristas, catequistas e animadores.

Após o encontro, o Papa fará uma visita de caráter privado à Casa Mateus 25, um centro de acolhida em Maputo.

Sexta-feira

Na sexta-feira, 6 de setembro, pela manhã, o Santo Padre visitará o hospital de Zimpeto.

Em seguida, presidirá uma Celebração Eucarística no Estádio de Zimpeto e, logo depois, segue para a cerimônia de despedida no aeroporto de Maputo.

Mais tarde, viaja para Madagascar e depois para Maurício.

 

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas