Gaudium news > Papa a jovens de Moçambique: sejam testemunho de paz, reconciliação e esperança

Papa a jovens de Moçambique: sejam testemunho de paz, reconciliação e esperança

Maputo – Moçambique (Quinta-feira, 05-09-2019, Gaudium Press) No primeiro dia de sua estada em Moçambique o Papa esteve com os jovens em um estádio de futebol e falou com eles.

Papa a jovens de Moçambique-sejam testemunho de paz, reconciliação e esperança-Foto Vatican News.jpeg

Era o seu segundo discurso oficial do dia e o Papa recebia 4 mil jovens com diferentes origens culturais e até religiosas e com eles falou por cerca de uma hora.

Francisco conheceu um pouco da realidade e preocupações locais através da arte do canto e de coreografias especiais apresentadas por jovens de diferentes partes do país.

Saibam disso: vocês são importantes!

Francisco disse inicialmente aos jovens:

“O que pode haver de mais importante para um pastor do que estar com os seus? O que há de mais importante para um pastor do que encontrar-se com os seus jovens?

Vocês são importantes! Precisam saber disso, precisam acreditar nisso: vocês são importantes! Porque não são apenas o futuro de Moçambique ou da Igreja e da humanidade; vocês são o presente!

Com tudo o que são e fazem, já estão contribuindo para ele com o melhor que hoje podem dar. Sem o entusiasmo de vocês, dos cânticos, da alegria de viver, o que seria desta terra?

Vê-los cantar, sorrir, dançar, no meio de todas as dificuldades que vivem é o melhor sinal de que vocês, jovens, são a alegria desta terra, a alegria de hoje. “

A alegria do Moçambicano

Em seu discurso, Francisco descreveu e enalteceu a expressão tão autêntica da alegria que caracteriza o povo de Moçambique.

É uma “alegria que reconcilia e se torna o melhor antídoto capaz de desmentir todos aqueles que querem dividir, fragmentar ou contrapor. Como faz falta, em algumas regiões do mundo, a alegria de viver vocês!”, disse o Pontífice.

A presença das diferentes tendências ali representadas foi elogiada pelo Papa. Isso demonstra a união familiar através do “desafio da paz”, da esperança e da reconciliação.

Nisso, disse Francisco, é possível perceber que “todos somos necessários: com as nossas diferenças, mas necessários”:

“Vocês, jovens, caminham com dois pés como os adultos, mas, ao contrário dos adultos que os mantêm paralelos, vocês colocam um atrás do outro, pronto a arrancar, a partir. Vocês têm tanta força, são capazes de olhar com tanta esperança! São uma promessa de vida, que traz em si um certo grau de tenacidade (cf. Francisco, Exort. ap. pós-sinodal Christus vivit, 139), que não devem perder nem deixar que lhe roubem. “

Resignação e ansiedade, duas inimigas da esperança

O Papa procurou responder duas perguntas sobre como realizar os sonhos da juventude e como contribuir para solucionar os problemas que afligem o país.

Como resposta, a indicação de Francisco veio do próprio caminho de riqueza cultural apresentado pelos jovens, através da arte, que ele julga ser uma expressão “de parte dos sonhos e realidades”, sempre regada de esperança, mas também de ilusões.

Não deixem que lhes “roubem a sua alegria”, para que não deixem de cantar e se expressar conforme são, disse o Papa que os alertou a ter cautela com “duas atitudes que matam os sonhos e a esperança: a resignação e a ansiedade”:

“São grandes inimigas da vida, porque normalmente nos impelem por um caminho fácil, mas de derrota; e a porta que pedem para passar é muito cara…

Paga-se com a própria felicidade e até com a própria vida.

Quantas promessas de felicidade vazias que acabam por mutilar vidas!

Certamente conhecem amigos, conhecidos – ou pode mesmo ter acontecido com vocês – que, em momentos difíceis, dolorosos, quando parece que tudo cai em cima de vocês, ficam prostrados na resignação.

É preciso estar muito atento, porque essa atitude ‘faz com que encaminhe pela estrada errada. Quando tudo parece estar parado e estagnante, quando os problemas pessoais nos preocupam, as dificuldades sociais não encontram as devidas respostas, não é bom dar-se por vencido’ (Ibid., 141).”

O que é que destrói a família, o país, o mundo

“Como é importante não esquecer que «a inimizade social destrói. E uma família se destrói pela inimizade. Um país se destrói pela inimizade. O mundo se destrói pela inimizade. 

E a inimizade maior é a guerra.

E hoje vemos que o mundo está se destruindo pela guerra porque são incapazes de sentar e falar.

Sejam capazes de criar a amizade social! Não é fácil, sempre é preciso renunciar a qualquer coisa, é preciso negociar, mas, se o fizermos pensando no bem de todos, podemos fazer a experiência maravilhosa de deixar de lado as diferenças para lutar juntos por um objetivo comum.

Quando se consegue encontrar pontos coincidentes no meio de tantas divergências e, com esforço artesanal e por vezes fadigoso, lançar pontes, construir uma paz que seja boa para todos, isso é o milagre da cultura do encontro» (Ibid., 169).”

O Papa ainda recordou aos jovens o provérbio africano conhecido e citado mundialmente para “sonhar junto”, que diz:
‘Se quiser chegar depressa, caminha sozinho; se quiser chegar longe, vai acompanhado’.

Mas sem que a ansiedade seja inimiga dos sonhos da juventude por um país melhor, alertou o Papa, porque eles são conquistados com “esperança, paciência e determinação, renunciando às pressas”.

A importância dos idosos e da Casa Comum

O Papa ainda aconselhou os jovens a não esquecer do apoio dos idosos.

Eles podem ajudar a realizar sonhos sem que “o primeiro vento da dificuldade” venha a impedir.

O comprometimento com o cuidado da Casa Comum também foi lembrado pelo Papa, num país que possui uma enorme beleza natural, mas que também já sofreu com o embate de dois ciclones.

O desafio de proteger o meio ambiente é uma forma de permanecer unidos para ser “artesãos da mudança tão necessária”.

Mão estendida e Amizade

Francisco incentivou os jovens a encontrar novos caminhos de paz, liberdade, entusiasmo e criatividade, e “com o gosto da solidariedade”, para responder às provações e problemas vividos no país.

“Grande é o poder da mão estendida e da amizade”, acrescentou o Papa, para que “a solidariedade cresça entre vocês e se torne na melhor arma para transformar a história”.

Jesus ama vocês

Ao finalizar suas palavras e o encontro, o Papa Francisco recomendou aos jovens que não se esquecessem o quanto Jesus os ama:

” Este amor de Deus é simples, quase silencioso, discreto: não esmaga, nem se impõe; não é um amor estridente nem exibicionista; é um «amor feito de liberdade e para a liberdade, amor que cura e eleva. É o amor do Senhor que se entende mais de levantamentos que de quedas, mais de reconciliação que de proibições, mais de dar nova oportunidade que de condenar, mais de futuro que de passado» (Ibid., 116).

Eu sei que vocês acreditam nesse amor que torna possível a reconciliação; porque acreditam nesse amor, tenho a certeza de que vocês têm esperança e que não deixam de percorrer com alegria os caminhos da paz. “

(JSG)

 

(Da Redação GaudiumPress, com informações VaticanNews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas