Gaudium news > Inaugurada nova Igreja Católica no Sultanato de Omã

Inaugurada nova Igreja Católica no Sultanato de Omã

Mascate – Sultanato de Omã (Terça-feira, 10-09-2019, Gaudium Press) Uma nova Igreja Católica foi inaugurada no Sultanato de Omã.

Inaugurada nova Igreja Católica no Sultanato de Omã -FotoArquivoGaudiumPress.jpg

Para a inauguração, mais de mil fiéis participaram das cerimônias civis e das celebrações litúrgicas que foram realizadas no sábado 7 e domingo 8 de setembro no Sultanato de Omã.

A pedra fundamental desta Igreja havia sido colocada em fevereiro de 2018, tendo sido portanto, construída em 18 meses.

A nova Igreja é dedicada a São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões.

Com capacidade para acolher mil fiéis, a nova igreja está localizada na cidade de Salalah, estado de Dhofar.

Em 1979, o sultão Qaboos bin Said havia doado o terreno para a construção da primeira igreja em Salalah.

No local onde hoje está a nova Igreja, em 1981, foi instituído um centro religioso dedicado aos Três Reis Magos com o intuito de recordar a tradição segundo a qual um dos três Reis que foram a Belém para adorar o Menino Jesus, teria vindo da região que hoje corresponde a Omã, que já era conhecida desde os tempos antigos pela produção de incenso e mirra.

Núncio presente na inauguração

A cerimônia de inauguração civil, realizada a 07 de setembro, contou com a presença, entre outros, do arcebispo Francisco Montecillo Padilla – núncio apostólico no Iêmen, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Catar; do Dr. Ahmed Khamis Masood Al Bahri, diretor do Ministério para as Dotações Religiosas e Assuntos Religiosos de Omã.

Ainda participou do evento, acompanhado de sacerdotes, religiosos e religiosas, Dom Paul Hinder, OFM Cap.

Pronunciamentos

Em seu discurso o diretor Ahmed Khamis Masood Al Bahri expressou sua alegria pela construção de uma igreja onde sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos poderão exercer sua obra pastoral em benefício das novas gerações.

O arcebispo Montecillo Padilla, por sua vez, expressou a gratidão da Igreja Católica pelo sultão Qaboos Bin Said Al Said, que concedeu todas as permissões para a construção da igreja.

As autoridades civis do país – destacou o núncio – demostraram sua benevolência em ir de encontro às expectativas espirituais do povo, e também mostraram ao mundo que “Omã desfruta da paz, precisamente por causa dessa tolerância religiosa e dos compromissos assumidos para preservá-la”.

A gratidão dos bispos

Além disso, dirigindo-se aos batizados presentes, o arcebispo Montecillo Padilla convidou todos a olharem para a nova igreja como um sinal “de que Deus sempre caminha ao nosso lado, nos bons e nos maus momentos, ainda que nossas orações não sejam atendidas imediatamente”.

Em seu discurso, monsenhor Paul Hinder também quis prestar homenagem com gratidão aos muitos trabalhadores que colocaram à disposição seu próprio trabalho e as próprias habilidades para construir a igreja tão rapidamente, e recordaram que em todas as Missa celebradas em Omã, são sempre oferecidas orações pelas autoridades e governantes e pelo bem de todo o país.

Inauguração litúrgica

No domingo, 8 de setembro, às 19h, a igreja de São Francisco Xavier em Salalah foi liturgicamente consagrada, dentro de uma solene concelebração eucarística presidida pelo bispo Dom Paul Hinder.

Católicos em Omã

Os católicos residentes no Sultanato de Omã são aproximadamente 60 mil e atualmente chega a cinco o número de paróquias. Duas paróquias estão na cidade de Mascate, duas em Salalah e uma em Sohar.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas