Gaudium news > Santuário de Vera Cruz recebe 35ª Romaria do Apostolado da Oração

Santuário de Vera Cruz recebe 35ª Romaria do Apostolado da Oração

Vera Cruz – São Paulo (Sexta-feira, 13-09-2019, Gaudium Press) Como acontece há 35 anos, romeiros de dezenas de municípios do estado de São Paulo e de outros estados são esperados no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz/SP, neste domingo, 15/09, para a 35ª edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração.

Romaria 2018 caminhada.jpg

Batizados e Enviados

Neste ano, o evento abordará o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, anunciado pelo Papa Francisco no dia Mundial das Missões, em 2019, para o Mês Missionário Extraordinário que será celebrado em outubro, devido ao centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV.

O objetivo é reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja.

A Romaria

Os romeiros passam o dia na cidade onde participam de diversas atividades religiosas, como caminhada com a reza do terço, missa, momento de animação e louvor, bênção do Santíssimo e Celebração do Envio.

Padre Marcos Ortega, pároco e reitor do Santuário, convida a comunidade para participar do evento.

A Romaria do Apostolado da Oração acontece anualmente em Vera Cruz no terceiro domingo de setembro e reúne milhares de fiéis para um grande encontro de fé, que é fonte de graças e bênçãos.

A História da Romaria

Em 28 de outubro de 1939 aconteceu a 1ª Romaria em Vera Cruz, sendo a primeira concentração religiosa, junto com a inauguração provisória do Santuário Sagrado Coração de Jesus.

A obra não estava concluída, mas isso não foi impedimento para os devotos vindos de várias cidades, entre elas Araçatuba, Bauru, Tupã, entre outras, por todos os meios de locomoção possíveis (caminhões, jardineiras, carroças, trens e outros).

Naquela época, a Cia Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários vagões de passageiros às composições ordinárias e organizou mais dois trens especiais, um com 10 carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília para a Festa de inauguração do Santuário.

Vieram outras Romarias

“A hospitalidade, o esplendor das solenidades programadas, e o clima emocional que se viveu naquela tarde em Vera Cruz criaram condições para o deslumbramento que foi a 2ª Romaria, realizada no ano seguinte, também no mês de outubro, na Festa do Cristo Rei, com a presença de 8.000 romeiros,” disse Monsenhor Florentino Santamaria, o Reitor do Santuário à época.

A 3ª Romaria foi organizada pelos Apostolados da Oração da Diocese no mês de junho de 1941, por ocasião da Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Nessa época, com a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o clima de guerra dominando o país durante e no pós-guerra, foi aconselhável a suspensão dessas grandes concentrações religiosas.

Consolidação

As romarias foram retomadas somente em 1984, com o incentivo do Cônego Antônio Flumian, juntamente com Monsenhor Santamaria, e não pararam mais. Todos os anos, no 3º domingo de setembro acontece a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, que ano após ano, solidifica o amor pelo Sagrado Coração de Jesus.

O Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos.

A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja.

Ser um membro do AO é vivenciar o desejo de viver essa espiritualidade.

O AO tem aproximadamente 50 milhões de associados no mundo, dos quais 6 a 7 milhões no Brasil, e está presente em 70 países do mundo.

A espiritualidade do AO vive-se a partir de quatro propostas:

1. Oferecer diariamente, pela manhã, o dia que começa, pondo-se à disposição para que o Espírito Santo atue em cada momento do dia e leve à realização concreta dos valores do Evangelho.

2. Aprender a rezar, a criar intimidade com Deus, a viver no silêncio do coração a inspiração e a novidade do Evangelho para cada dia. Juntamente com isso, procura-se ainda formar a própria fé, dando inteligência dos mistérios e a capacidade de dialogar com as interrogações e desafios que hoje são postos à Igreja.

3. Alimentar uma profunda devoção à celebração da Eucaristia, como o Sacramento que resume e inspira a vida cristã, descobrindo nele a presença amorosa de Deus, na pessoa de Jesus e do seu Coração.

4. Viver unidos ao Santo Padre, na oração pelas intenções que pede mensalmente a todos os cristãos, saindo dos horizontes quotidianos e abrindo-se aos problemas da grande família humana.

A famosa Fita Vermelha, o Bentinho e a Medalha

A fita, que os membros do Apostolado da Oração usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós.

A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, a nos lembrar sempre do quanto Ele nos ama.

O Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado: Venha a nós o Vosso Reino. A frase quer lembrar-nos a todo instante que estamos buscando esse reino.

Usa-se a fita não como enfeite, mas como sinal dos que foram chamados para servir e disseram sim.

Deve-se honrar a fita porque ela simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele.

A fita estreita é a fita do(a) zelador(a) aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a do(a) zelador(a), que busca novos caminhantes para ajudá-lo(a) a servir.

(JSG)

(Redação Gaudium Press, com informações Pastoral da Comunicação,Vera Cruz/SP)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas