Gaudium news > Biblioteca cristã, devastada por terrorismo islâmico, reabre ao público

Biblioteca cristã, devastada por terrorismo islâmico, reabre ao público

travels-to-queregosh-nineveh.jpg

Qaragosh – Iraque (Quinta-feira, 19-09-2019, Gaudium Press) Uma boa notícia, vem da agência Asia News, é a reconstrução da biblioteca cristã da localidade Qaragosh, na planície de Nínive, no norte do Iraque, foi reaberta. O estabelecimento foi destruído pelo grupo terrorista do Estado Islâmico(SI, ex Ísis). Foram dias de destruição onde uma herança literária foi queimada e saqueada.

O verão do horror

No ano de 2014, os homens do ISIS invadiu Qaragosh. Começou uma meticulosa destruição de casas, devastação de igrejas, a biblioteca e pontos culturais da cidade. Milhares de cristãos saíram às pressas de seus lares. Os ataques atingiram o centro cristão mais importante da planície de Nínive.
Foram dois anos de perseguição e assassinatos. Só em 2016 a região pode ser libertada do julgo dos terroristas islâmicos. As famílias começaram seu retorno, mas os sinais de devastação ainda permanecem na paisagem. A grande parte do acervo da biblioteca desapareceu.

Começou a perseguição religiosa, também no Brasil

Ajuda e restauração

Os livros restantes encontrados, no meio dos escombros, foram recolhidos por fiéis e voluntários que criaram um centro coletivo, para trazer de volta o centro cultural e educacional. Também organizações tomaram parte nesse trabalho de reconstrução, entre elas a igreja sirio-católica.
O padre católico Duraid, participou, ativamente da reconstrução e diz que: “dos escombros e da destruição, surge um centro cultural. Nossa esperança é que seja, num futuro próximo, um espaço de encontro e pesquisa para intelectuais, autores, poetas e leitores simples “. 

Divulgado relatório de perseguição dos católicos no mundo

Marco de esperança

No interior da nova biblioteca existem 650 livros divididos em várias categorias: ciências, religião, ficção entre outras. A importância segundo um líder local Labib Katib é que apesar dos escombros que os rodeiam, as pessoas já começaram a frequentar o local. E esse é um começo que servirá de exemplo às novas gerações
Lentamente as famílias que fugiram da região retornaram. Já somam mais de 5.100 delas, mas ainda há muito trabalho de reconstrução.

O Iraque aparece, numa triste estatística, pois segundo a Portas Abertas, ele está no décimo terceiro país do mundo, onde as condições de vida dos cristão são mais difíceis. (PJS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas