Gaudium news > Corpo de São José de Cupertino é transladado para Roma

Corpo de São José de Cupertino é transladado para Roma

Itália – Roma (Segunda-feira, 30-09-2019, Gaudium Press) Fiéis romanos e peregrinos da Cidade Eterna podem desde o último sábado, 28 de setembro, venerar o corpo de São José de Cupertino em Roma. Isto devido ao translado do corpo do Santo à paróquia que leva seu título, situada na localidade romana de Cecchignola, por ocasião do 40º aniversário de sua criação. Acontecimento que ocorre pouco depois da celebração do seu santo padroeiro, ocorrida no dia 18 de setembro.

Corpo de São José de Cupertino é transladado para Roma.png

De acordo com o pároco, que é citado por RomaSette.it, meio de comunicação da Diocese de Roma, “a iniciativa se concentra na humanidade de São José, um aspecto que deveria ser reavaliado, devido a que ele tinha fenômenos místicos particulares -voar, êxtases, levitações-. O aspecto mais humano de sua relação com o Senhor está em risco de passar para um segundo plano, uma vez que é justamente a base na qual partiu sua experiência mística”.

A urna com o corpo do Santo, procedente de Osimo, chegou à Paróquia romana de São José de Cupertino às 18h do sábado, 28 de setembro, quando foi acolhido pela comunidade local em um evento na praça do templo. Depois, às 18h30, foi celebrada uma Santa Missa presidida por Dom Paolo Lojudice, Arcebispo de Siena.

No domingo, 29, os fiéis e peregrinos de Roma puderam participar de várias celebrações Eucarísticas que na Paróquia. A Missa principal foi ao meio-dia, tendo sido presidida pelo Bispo Auxiliar de Roma para o Setor Sul, Dom Gianrico Ruzza.

Data especial será a próxima terça-feira, 1º de outubro, no aniversário da fundação da Paróquia de São José de Cupertino. Neste dia haverá uma Solene Eucaristia às 18h30 que será presidida pelo Cardeal José Luis Lacunza Maestrojuan, titular do templo.

Entre as atividades, se prevê uma jornada de estudo com o título “O homem José de Cupertino”, que ocorrerá no sábado 5 de outubro às 9h30. Este dia haverá outra Missa com o corpo presente do Santo. Ocorrerá às 18h30 e será presidida por Dom Gianfranco Girotti, Regente emérito da Penitenciaria Apostólica.

Para o domingo, 6 de outubro haverá uma Missa com bênção das crianças que se celebrará às 16h, e no dia 7 de outubro, uma Missa presidida às 18h30 por Dom Santo Marcianò, Arcebispo Ordinário Militar.

O Coro da Diocese de Roma também comemorará as quatro décadas do templo com um concerto que se levará a cabo às 21h do dia 9 de outubro.

A despedida da urna com o corpo de São José de Cupertino está prevista para o domingo, 13 de outubro. Neste dia haverá no templo romano várias Missas: às 08h, 10h, 11h e 12h. A Missa de encerramento será às 18h30, sendo presidida pelo Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

São José de Cupertino

O Santo, cujo nome era José María Desa, nasceu em Cupertino, Lecce, no dia 17 de junho de 1603. Desde muito jovem seu anelo foi ingressar na Ordem dos Frades Menores Conventuais, mas não lhe foi possível por sua pouca formação escolar. Depois tentou pertencer aos Irmãos Menores Reformados, e aos Capuchinhos, sem consegui-lo.

São José de Cupertino.jpg

Mas foi graças a João Donato Caputo, seu tio conventual, que ingressou como terciário franciscano no Convento de Grotella. Com o tempo, e graças à sua humildade, amabilidade e amor à oração, ganhou o coração dos frades, que por votação unânime, o aceitaram na comunidade no ano 1625.

Apesar de suas dificuldades no estudo, e graças a um desejo divino, José de Cupertino foi ordenado sacerdote em 1628. É recordado por seus múltiplos fenômenos místicos, fruto de seu estreito vínculo com Deus. Faleceu no dia 18 de setembro de 1663. O Papa Clemente XIII o canonizou no dia 16 de julho de 1767. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas